Num destes encontros, o ministro Téte António reuniu-se com Kaja Kallas, alta representante para os Negócios Estrangeiros, Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão da União Europeia.
Na sua qualidade de Presidente do Conselho Executivo da União Africana, abordou o reforço da cooperação bilateral entre Angola e a União Europeia, bem como o incremento de projectos em diversas áreas.
As discussões incidiram também sobre a próxima Sessão Ministerial União Africana-União Europeia (UA-UE), a ser realiza da em Maio próximo, em Bruxelas, bem como sobre futuras reuniões de alto nível entre a SADC e a União Europeia.
É esperado que Angola desempenhe um papel vital, tendo em vista que o Presidente angolano, João Lourenço, vai co-presidir uma reunião de Chefes de Estado entre a UA e a UE no continente africano.
A relação entre Angola e a União Europeia é marcada por uma parceria estratégica que abrange diversas áreas, incluindo a cooperação económica, desenvolvimento sustentável, paz e segurança.
A UE tem sido um parceiro fundamental no financiamento de projectos de desenvolvimento em Angola, sobretudo, nos sectores da educação, saúde e segurança alimentar.
Fortalecimento das relações com o Reino Unido
O chefe da diplomacia angolana manteve ainda um encontro com David Lammy, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Commonwealth e do Desenvolvimento do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.
O encontro teve como foco o reforço da cooperação político-diplomática e económica entre os dois países, assim como na possibilidade de serem intensificadas as trocas de visitas oficiais ao mais alto nível. Foram igualmente discutidas questões ligadas à paz e segurança na região dos Grandes Lagos, com ênfase nos recentes desenvolvimentos políticos e de segurança que afectam a estabilidade regional.
Além disso, os dois diplomatas analisaram a conjuntura internacional, incluindo o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, e o seu impacto nas cadeias de abastecimento e segurança energética mundial.
As relações diplomáticas entre Angola e o Reino Unido foram oficialmente estabelecidas em 1986 e têm evoluído significativamente, abrangendo sectores como o comércio, investimentos, defesa e educação.
Actualmente, o Reino Unido é um parceiro estratégico para Angola, com destaque para investimentos nos sectores da energia, mineração e finanças.
Encontro com a Secretária-Geral Adjunta da ONU
O ministro angolano das Relações Exteriores reuniu-se também com a embaixadora Amina Jane Mohammed, Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas, com quem discutiu o reforço da cooperação entre Angola e a ONU em matéria de desenvolvimento.
Durante o encontro, Téte António enalteceu os esforços globais da ONU visando acelerar a Agenda 2030 e destacou o papel de Angola na promoção da estabilidade no continente africano.
O encontro passou, ainda, em revista a presidência angolana da União Africana e a mediação do Presidente João Lourenço no conflito entre o Ruanda e a República Democrática do Congo (RDC).
Por sua vez, Amina Mohammed destacou a visão unificadora de Angola na busca por soluções pacíficas para os conflitos em África. O ministro reafirmou a disposição de Angola em continuar a trabalhar em estreita colaboração com a ONU e outros parceiros internacionais para promover a estabilidade e o desenvolvimento do continente africano.
A intensa agenda do embaixador Téte António na Reunião do G20 reflectiu a crescente influência de Angola nos debates internacionais e a sua actuação como mediador em questões críticas para o continente africano.
A participação activa do país nestas discussões reforçou o compromisso do Executivo angolano em fortalecer os laços internacionais e impulsionar parcerias estratégicas para o desenvolvimento sustentável e a estabilidade regional.