O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, inaugurou, ontem, em Luanda, o Centro de Saúde da Caixa de Providência Social denominado “Dikanza”, afecto ao pelouro que dirige.
Em declarações à imprensa, Mário Oliveira considerou o dia da entrada em funcionamento da referida unidade como sendo de extrema importância, porque o centro irá resolver um dos grandes problemas que o sector enfrenta, que é uma assistência diferenciada aos seus trabalhadores.
Na ocasião, o ministro afirmou que o recinto está aberto a todos os funcionários, familiares directos e a todos que pertencem à associação mutualista, tendo apelado aos funcionários para que adiram a esta organização.
Além disso, garantiu que este projecto deverá ser replicado para as restantes províncias do país, que contam no total com 21. Por sua vez, o responsável administrativo do Centro, Aldair Calembe, referiu que as condições estão criadas para que a unidade entre em funcionamento.
“Penso que temos tudo em prontidão, desde equipamentos até profissionais qualificados para atender às necessidades dos utentes”, assegurou.
Destacou que o centro tem capacidade para atender aproxima damente 100 pessoas diariamente, acrescentando que a unidade dispõe de uma infra-estrutura moderna que inclui seis consultórios, laboratório com equipamentos avançados, farmácia, sala de conforto, sala de triagem, lavandaria, refeitório e uma ambulância.
O grupo de trabalho deste centro é composto por 12 técnicos de laboratório e um número igual de enfermeiros e contará com quatro médicos efectivos e colaboradores nas diferentes especialidades oferecidas.
O Centro Dikanza oferece serviços de cardiologia, clínica geral, ginecologia, medicina interna, medicina ocupacional, nutrição, pediatria e urologia.
Os medicamentos serão disponibilizados gratuitamente aos cadastrados, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Importa sublinhar que o centro inaugurado garantiu 80 postos de empregos directos.