Este primeiro fórum conta com o apoio do Executivo angolano, do Governo do Canadá e da Agência de Investimento Privado (AIPEX), de acordo com a nota da organização distribuída à imprensa.
Segundo a organização, o evento, enquadrado na diplomacia económica e na crescente dinâmica de negócios, “representa uma oportunidade única para empresários, investidores e instituições públicas e privadas do Canadá e de Angola se conectarem e explorarem novas possibilidades de cooperação e aumento das trocas comerciais”, lê-se na nota.
O Primeiro Fórum de Negócios Angola Canadá conta com a participação de empresas e empresários angolanos e do Canadá de diversos sectores económicos, com destaque para o minério e dos petróleos e gás.
Vai servir para uma interacção entre as duas realidades, havendo uma grande expectativa na apresentação dos empresários do Canadá pela experiência e pelas oportunidades de negócios que serão proporcionadas pela parte angolana. Importa reforçar que, Angola e Canadá têm procurado reforçar a cooperação comercial, com interesses em diversos sectores.
Neste evento de Luanda, áreas como mineração, transportes, logística, agricultura, Petróleo e Gás, estarão em discussão. Lembrar que, em Abril de 2023, foi assinado em Luanda o Protocolo de Cooperação entre as Câmaras de Comércio e Indústria de Angola e a Câmara Internacional de Negócios Angola-Canadá.
O referido protocolo ainda válido tem como principal objectivo o desenvolvimento e intensificação das relações económicas e comerciais entre a República de Angola e a República Federativa do Canadá. A Câmara Internacional de Negócios Angola-Canadá é uma instituição fundada por empresários angolanos e canadianos com a perspectiva de alavancar as relações comerciais entre Angola e Canadá. Tendo em seu leque empresas e empresários de vários sectores.