Foi inaugurada no Camões-Centro Cultural Português em Luanda a primeira exposição fotográfica individual de Carlos César “Yambissa”, intitulada “Entre Fronteiras”.
A mostra, constituída por 35 retratos, é organizada pela The Ar Affair, Galeria de Arte Pop Up e Produtora de Conteúdos Artístic responsável pelo evento, em parceria com o Camões – Centro Cultural Português, em Luanda Junta imagens captadas pelo autor em várias viagens pelo país adentro, fazendo-nos viajar por todos os lugares por onde este fotógrafo, nómada assumido, foi passando.
Para a organização, a presente exposição poderia ser apresentada apenas como uma descrição do que pode ser visto quando se viaja por Angola, quando se sai dos circuitos habituais, das estradas principais, e se passa por caminhos que não se lembram de serem trilhados por qualquer viatura. Esses caminhos, aparentemente banais, são, afinal, portais para a aventura.
Mas não se consideram especiais, não têm receios ou dúvidas existenciais, são apenas o que têm de ser. Levam a paisagens inexplicáveis e a conjugações gramaticais impossíveis de aprender.
Alexandra Gonçalves, colecionadora de arte e responsável da The Art Affair, ao comentar sobre a essência da colecção, referiu que, quando pensamos em storytelling, vem-nos à ideia, imediatamente, a palavra escrita.
Depois, deparamo-nos com certas imagens que têm o surpreendente poder de contar toda uma história, permitindo-nos criar narrativas pessoais entrelaçadas com a nossa própria história.
No seu entender, o poder da imagem na fotografia de Yambissa tem esse condão: carrega a magia do storytelling, fazendo-nos viajar por todos os lugares por onde este fotógrafo, nómada assumido, se perde e se encontra, dentro das fronteiras de Angola.
De acordo com Alexandra Gonçalves, esta acção dá-nos matéri “quase viva” para explorar, agindo como um verdadeiro Embaixador dos nossos sonhos e da Cultura profunda do país “Para nós, enquanto galeria de arte, é um prazer imenso fazer parte da primeira exposição individual deste artista, cujo gosto pela aventura e sensibilidade extrema farão dele, brevemente, um dos expoentes da fotografia nacional”, disse.
Um pouco do artista
Carlos César José “Yambissa” é natural de Calonda, província da Lunda Norte. Desde cedo exposto às artes, é filho de um pai autodidacta, que tinha o desenho como um dos seus mil e um ofícios.
Seguindo a trajectória do pai, deu os seus primeiros passos como desenhador no ensino primário, valendo-lhe, mais tarde, inúmeros títulos em concursos juvenis de desenho.
Aos 18 anos, mudou-se para o Lubango, Huíla, onde desenvolveu o gosto pelo audiovisual, tendo trabalhado como editor de imagem na Televisão Pública de Angola (TPA).
Em 2010, já em Luanda, juntou-se ao grupo de fotógrafos “Os Amigos da Fotografia”, passo determinante para desenvolver a paixão pela fotografia e começar a “pintar” através do mundo digital.