Realizado anualmente no referido mês, o CUKX é um festival nacional que apresenta ao público os hábitos e costumes locais, abrangendo gastronomia, vestuário, histórias dos ancestrais, ritmos de dança, línguas nacionais e identidade cultural, tudo de forma artística.
De acordo com a coordenadora do projecto, Helaine Caiombo, o termo “Cilika Ukongwe ku Xicola” (CUKX), escrito na língua luvale, falada no leste de Angola, na província do Moxico, significa, em português, “a festa das artes com as escolas”
. “O evento celebra a riqueza da cultura angolana e a alegria do nosso povo. Somos soldados, e nossa trincheira está espalhada de Cabinda ao Cunene, do mar ao leste”, afirmou.
O tema escolhido para esta edição busca valorizar as línguas nacionais, um dos grandes objectivos do festival. A proposta é permitir que as crianças tenham acesso à essência cultural local.
Os festivais têm um carácter de pesquisa e representam um produto final de investigação. De forma lúdica, todos os envolvidos aprendem brincando. A coordenadora destacou que o projecto é direccionado a toda a sociedade.
Inicialmente concebido para as escolas, ao longo do tempo identificou-se a necessidade de expandi-lo para grupos culturais, lares de acolhimento e todos que se identificam com a proposta. A data específica do evento e outros detalhes serão divulgados oportunamente.
Fest CUKX e suas atracções
O Fest CUKX, agora em sua IV edição, existe há mais de oito anos, mas foi efectivamente concretizado nos últimos quatro anos. O evento recebe participantes de várias províncias.
Em sua 3.ª edição, o CUKX’24 contou com a presença de representantes do Huambo, Lunda Sul, Bengo e Luanda, além da participação indirecta de províncias como Cabinda, Huíla, Moxico, Benguela, Cunene, Uíge, Zaire e Malanje, através de grupos e escolas.
O festival também promove outras iniciativas, como o “Festival No Ritmo da Tchyanda”, voltado exclusivamente para as danças patrimoniais do país. O projecto busca preservar essas manifestações culturais, que ao longo do tempo vêm sofrendo alterações.
O “No Ritmo da Tchyanda” celebra a riqueza e homenageia a diversidade das danças tradicionais que moldaram a identidade cultural angolana. O evento conta com a participação de talentosos grupos de dança e proporciona ao público uma viagem por diferentes estilos de dança que representam as raízes do país. Além disso, os espectadores têm a oportunidade de testemunhar performances deslumbrantes, destacando a grandiosidade da cultura angolana.