O Petro de Luanda consolidou ontem a liderança do Girabola 2024/2025, Campeonato Nacional de futebol sénior masculino. No jogo em atraso referente à 14.ª jornada, disputado no Estádio 11 de Novembro, a formação tricolor bateu o Sagrada Esperança da LundaNorte por duas bolas a zero.
Na ponta final do desafio, após várias incidências no reduto defensivo dos lundas, Hossi e Julinho foram os marcadores de serviço dos petrolíferos. Após o primeiro golo, aos 83 minutos, o banco da equipa verde e branca insurgiu-se contra o árbitro.
No entanto, alegaram fora de jogo. Com a ausência do VAR no Campeonato Nacional, o árbitro mostrou que é soberano, porém e validou o golo da formação do Catetão.
Volvidos três minutos, numa jogada que começou no centro e depois distribuída para o lado esquerdo, colocou Julinho em posição privilegiada. De forma individual correu, deixando para trás o defesa do Sagrada e colocou a bola na posição mais difícil para o guarda redes do Sagrada Esperança da Luanda-Norte.
Com este resultado, o Petro chega aos trinta e nove pontos, menos sete que o Wiliete de Benguela, segundo classificado. Por sua vez, a formação lunda mantém-se na oitava posição com dezoito pontos.
Assim, tem as baterias viradas para atacar o segundo turno da maior prova do desporto-rei em Angola. Em razão do triunfo, o técnico do Petro, Ricardo Chéu, felicitou os seus atletas pelo feito.
Aliás, espera manter a mesma toada de jogo na segunda volta. “Devo felicitar os meus atletas, porque foram bravos e queremos continuar a lutar para mais vitórias”, admitiu o treinador.
Nas hostes da formação lunda, o silêncio imperou, visto que o novo treinador, Yannick Quesnel, assitiu ao jogo na bancada. Tudo indica que na próxima semana segura a equipa e começa a imprimir a sua filosfia de trabalho, porque a segunda volta está à portas, isto é, arranca no dia 19 do corrente mês. Na sexta-feira, o Sagrada Esperança fecha o último jogo em atraso referente à 15ª jornada com o Wiliete de Benguela, no Dundo.