Passadas e rodopios de sembistas da urbe luandense e não só, voltaram a fazer o deleite dos convivas, ao deslizar a pista do Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no município do Rangel, província de Luanda.
Escrevendo no chão as letras das músicas interpretadas pelos líderes do Conjunto Os Kiezos, a plateia, entusiasmada, não se continha as energias vindas do palco e das largas passadas dos passistas que lá se exibiam, mostrando as suas habilidades no que à dança semba diz respeito.
Numa longa incursão no tempo, os músicos procuraram esgravatar a poeira do baú, retirando do fundo, sonoridades de vários vinis, alguns deles esquecidos, com sucessos que marcaram diferentes épocas, num show de aproximadamente duas horas, onde cada um, a seu jeito, para o gáudio dos presentes, ofereceu o que de bom trazia o referido Muzongué.
O espectáculo, aberto com o instrumental do referido Conjunto, foi preenchido pelos músicos Zé Manico, Tony do Fumo Júnior, Mister Kim. Temas como “Benguela Libertada”, Milhoró”, “Kandonga”, “Sada Bandeira”, entre outros, preencheram os primeiros momentos do espectáculo.
Não menos importante, foram algumas músicas do carnaval, e outras de intervenção social, de amor, assim como do conceituado músico e compositor Bernardo Jorge “Bangão”, que foram também inseridas no cronograma, tendo sido interpretadas por Kota Guilhermino, do Sambizanga, nas vozes de Tony do Fumo Júnior, Mister Kim e Zé Manico.
Trata-se dos temas “Kamba Kamba”, “Kalumba”, “Ua Vala Oh Mona”, “Kiezo yabu Kia”, “Monami Messene” e “Soba”, encerrando assim a segunda parte do show.
Em aproximadamente 30 minutos de exibição, Guilhermino interpretou os temas “Kamba Kyama”, “Kimbote”, “Dioguito” e “Ngalaça”, de Bernardo Jorge Bangão.
Outras exibições no palco
Depois de um interregno de aproximadamente 30 minutos, fazia-se ao palco, Botto Trindade, que ao som da sua lendária guitarrada, brindou os presentes com os prestigiados temas, “Benguela Libertada”, “Memórias de Guy”, “Memórias de Lamartine”, “Tapioca”, Semba a Nossa Maneira”, instrumentais, “Nzo Yami”, Botto e Manico, “Semba Instrumental, “Semba do Kilamba”, instrumental, “Muxima” e “Mam Kudile”, Botto e Manico, que muito sucesso fizeram em diferentes canais e estações de rádio provinciais, e pistas de dança do país e do estrangeiro. A ele, seguiu-se Robertinho, com os famosos sucessos “Kiowa”, “Maxinde”, “Desespero”, “Ngaxixima”, “Kaquinhento”, encerrando a actuação com “Massoxi”, tema em Kimbundu que significa lagrima.
Tony do Fumo Júnior animou a plateia com as músicas,“Kamba Kamba”, “Kalumba”, “Ua Vala Oh Mona”, “Kiezo yabu Kia”, “Monami Messene”, encerrando a sua exibição com “Soba”. O Muzongué da Tradição é um programa que teve o seu início em Fevereiro de 2007, visando a promoção, divulgação e valorização da música angolana.