O lançamento do referido programa, que serve de apoio à promoção da empregabilidade e ao empreendedorismo, vai ser presidido pela ministra Teresa Rodrigues Dias, e prevê alcançar mais de 2 mil cidadãos, com a distribuição de Kits profissionais, ferramentas de trabalho, microcréditos e estágios profissionais.
A cerimônia de lançamento, que vai contar com a participação do governador provincial de Luanda, Luís Nunes e demais entidades, vai ser realizada no Marco Histórico 4 de Fevereiro.
Importa realçar que a Agenda Nacional de Emprego, aprovada pelo Decreto Presidencial 226/23 de 05 de Dezembro, é um instrumento de coordenação das acções que concorrem para a promoção a empregabilidade, visando elevar a participação dos cidadãos no mercado de trabalho, por meio das Políticas Activas de Emprego.
Para a sua materialização, foi, igualmente, aprovado o Decreto Presidencial n.º 133/23 de 01 de Junho, sobre o Fundo Nacional para o Emprego de Angola (FUNEA), como um mecanismo estratégico de apoio à empregabilidade e ao empreendedorismo no país.
Nesta conformidade, as acções por implementar têm como missão a promoção e criação de emprego, inclusão sócio-económica de jovens e mulheres, assim como o fortalecimento das actividades produtivas nas comunidades.
Por esta razão, o programa JOBE contempla a entrega de materiais de trabalho e kits profissionais para cooperativas e empreendedores, assim como atribuição de bolsas para a formação profissional.