A Polícia Nacional de Angola (PNA) deteve, em todo o território nacional, durante o fim-de-semana prolongado, um total de quatrocentos e doze (412) cidadãos suspeitos de prática de diversos crimes, conforme deu a conhecer, ontem, o porta voz do órgão, Manteus Rodrigues.
alando em conferência de imprensa, Manteus Rodrigues fez saber que foram apreendidas vinte e cinco (25) armas de fogo de diferentes calibres, vinte e dois mil seiscentos e vinte e quatro litros de combustível e 25.532.500 kwanzas.
O Subcomissário informou, igualmente, que no mesmo período, as províncias com maior número de crimes registados foram Luanda, com 202 casos, seguida por Huambo (42) e Benguela (26).
22 mortos em acidentes de viação No que diz respeito à sinistralidade rodoviária, o oficial da Polícia Nacional apontou que foram registados 135 acidentes, que resultaram em 22 mortos.
Entre os acidentes, frisou, destacam-se três despistes seguidos de capotamento e colisões contra obstáculos físicos, que causaram dois mortos e 49 feridos, ocorridos nas províncias de Malanje, Lunda-Sul e Benguela.
Atropelamento de agente
O Subcomissário também referiu-se a um acidente de viação ocorrido na província do Uíge, no município do Negage, na EN230, envolvendo uma motocicleta de marca Lingken, cor vermelha, conduzida por um cidadão de 22 anos já detido, que tropelou um 3º subchefe da PNA durante uma abordagem.
“O suspeito desobedeceu à ordem de paragem e tentou fugir numa barreira policial. O agente da Polícia Nacional, que estava em serviço, foi prontamente socorrido em uma unidade hospitalar local.