Os atletas Jeremias Candumbo (masculino) e Adelaide Machado (feminino), ambos do Interclube, venceram ontem a 13.ª edição da Meia Maratona “Fuga para a Resistência”, na cidade do Caxito, na província do Bengo.
Jeremias Candumbo percorreu 21 quilómetros em uma hora,m 7 minutos e 20 segundos, seguido pelo seu colega de equipa João Cavita (1h 7min 51seg) e Simão Manuel (1h 9min 22seg), do clube Bicho do Mato.
Na classe feminina, Adelaide Machado superou a concorrência com o tempo de 1h21min3seg, seguida pela sua colega do Interclube Alda Paulo (1h21min28seg) e Josefina Baptista (1h29min49seg), da equipa Kileba, no terceiro lugar.
Os vencedores da prova receberam certificados de participação, medalhas, troféus e valores monetários, sendo um milhão de kwanzas para o 1.º lugar, 800 mil (2.°) e 600 mil (3.º classificado).
Nos paralímpicos em triciclo de tracção manual, que percorreram 21 quilómetros, o primeiro lugar ficou com Rosário Gomes (Luanda), seguido por António Kibato (Luanda) e Luís da Silva (Luanda).
Nos 10 km, categoria destinada a atletas não federados, Adelino da Silva, da Escola Dibondo, foi o mais rápido, enquanto Fernando Sebastião, do clube Bicho do Mato, e Manuel António (Escola Dibondo) ficaram no 2.º e 3.º lugares, respectivamente. Em feminino (10 km), o triunfo coube à atleta Alegria Sebastião (Bicho do Mato), por Maria Fernando (Escola Dibon Antónia da Silva (individual).
A Meia Maratona “Fuga para a Resistência” contou com a participação de 1.210 corredores, entre federados, populares, paralímpicos e crianças, estando nesse leque cidadãos de Portugal, China, Itália, Líbia, Bélgica e Guiné Conacry residentes em Angola.
Dos convidados pela organização, apenas atletas da RDC marcaram presença, enquanto Congo Brazzaville e Namíbia não compareceram por dificuldade de transporte.
A prova foi organizada pelo Governo Provincial do Bengo, em parceria com a Federação Angolana de Atletismo. A corrida visa dinamizar o atletismo na província.