A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol qualificou-se ontem para o Afrobasket 2025 que a Côte d’Ivoire, Adibdjan, vai acolher de 27 de Julho a 07 de Agosto próximo.
Após perder na primeira partida, na segunda-feira, frente a Moçambique por 44-50, seis bolas de diferença, o combinado nacional ultrapassou as expectativas no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, em Luanda.
No jogo de resposta, o cinco angolano, orientado por Paulo Macedo, venceu as moçambicanas, do Oceano Índico, por 65-58, ultrapassando a diferença do desafio anterior.
Nesta partida, a formação das terras de Samora Machel perdia por uma diferença de catorze pontos. No entanto, pelo que fizeram, recuperaram e encostaram a Selecção Nacional à parede. Por pouco, a qualificação ficou hipotecada, mas as atletas angolana Italee Lucas, Sara Caetano e Isabel Fernandes causaram terror às adversárias.
A presença das angolanas em campo inibiu, muito ou pouco, a forma como as moçambicanas queriam roubar a qualificação. Ainda assim, reagiram, mas sem sucesso, porque Angola despertou e fechou as linhas de passe das moçambicanas.
O técnico de Moçambique, Joaquim Moreira, admitiu falhas na sua equipa, ao passo que o treinador angolano, Paulo Macedo, referiu que a força das atletas na ponta final foi decisiva.