De acordo com esta nota de imprensa, consolidada por este jornal, a operação durou 15 dias e foi possível deter 27 dos seus integrantes sendo 15 em Luanda e 12 em Cabinda incluindo o seu líder identificado por VG. A nota explica que tal desfalque ocorreu nos dias 18 a 20 de Janeiro tendo estes invadido as contas bancárias da Empresa ST George Lda, domiciliada no Standard Bank, o montante de Akz. : 788.562.235, 00, via Internet banking, em 63 transacções fraudulentas.
O esquema fraudulento ocorreu dois dias depois da Empresa ter recebido um financiamento bancário de cerca de mil milhões de kwanzas e viu-se defraudada por esta rede, que através dos métodos de Phishing e por via de mensagens, teve acesso as credenciais das contas bancárias e efectuou várias transferências para diversas contas de cidadãos domiciliadas neste banco, devidamente recrutados, com variados montantes e acordos de contrapartida.
O SIC, através da nota, refere que deste montante foram adquiridas viaturas de diversas marcas, sendo já apreendidas 6 das marcas Jetour, Kia, e Hyundai, bem como 15 telemóveis e vários cartões multicaixas.
Importa salientar que esta operação foi realizada pela Direcção Central de Combate aos Crimes contra o Património, numa coordenação operativa com o SIC Cabinda, Direcção Central de Operações, PNA e demais órgãos operativos.
POR: Onésimo Lufuankenda