As relações de trabalho ou relações no local de trabalho podem se tornar muito complicadas. Este facto deve-se a diversos factores que podem se traduzir na falta de Normas e Procedimentos dentro de uma Organização, falta de obediência às directrizes da Lei Geral de Trabalho ou ainda na falta de uma cultura organizacional organizada e expansiva.
Quando não se respeitam as condições acordadas, ou não se criam normas e procedimentos internos para gerir situações próprias das relações de trabalho, estas relações tendem a ser afectadas negativamente, resultando em conflitos entre empregadores e empregados. Isso pode levar a uma diminuição da produtividade e a um ambiente de trabalho desfavorável.
Mas em que se refere afinal as Relações de Trabalho? Referem-se às interacções dinâmicas e conexões entre os indivíduos que fazem parte de uma empresa ou instituição, referem-se também à forma como estas relações são estruturadas e regulamentadas no país. Essas relações são fundamentais para o bom funcionamento da organização, pois influenciam directamente na comunicação, na produtividade e no clima organizacional.
É importante frisar que entre o trabalhador e a empresa existe uma relação jurídico-laboral e dá-se com a formalização do contrato de trabalho, que estabelece direitos e deveres para ambas as partes.
Essa relação é regida por um conjunto de normas legais que visam proteger o trabalhador e garantir a equidade nas condições laborais. Por outro lado, existem as relações interpessoais nas instituições, que podem se tornar caóticas, o que cria um ambiente hostil e difícil de dirimir conflitos. Por isso, é necessário prestar atenção e promover uma dinâmica de interacção para a manutenção das relações, tendo em conta os seguintes pontos:
1. Promoção de práticas de comunicação eficazes, a fim de evitar mal-entendidos e fomentar um clima de colaboração entre os colaboradores. A implementação de normas e procedimentos claros e a promoção de um clima de confiança são fundamentais para evitar conflitos e fomentar a colaboração.
2. Gestão ágil, o estilo de liderança impacta as relações, a empatia tende a fortalecer a comunicação entre os membros da equipa. Isso é crucial para a criação de um ambiente de trabalho colaborativo, onde a confiança e o respeito mútuo são fundamentais.
3. Os conflitos são inevitáveis, mas, se forem bem gerenciados, podem contribuir para melhor entendimento entre todos e consequentemente o crescimento da organização.
4. Motivação e Engajamento – costumo dizer que somos os próprios promotores de motivação, a Empresa ou Instituição pode ter os seus objectivos para alcance de metas, mas nós, como seres humanos e trabalhadores, também devemos ter as nossas ambições, devemos pensar em crescer e melhorar, seja em que área profissional estivermos engajados.
É importante sim que as Empresas ou Instituições reconheçam e valorizem o trabalho dos colaboradores porque é fundamental para manter o engajamento.
Mas e quando este reconhecimento não vem, o que fazer? Pouco podemos fazer quando não somos reconhecidos, devemos, em primeiro lugar, autovalorizarmo-nos e nos tornarmos auto-suficientes, também devemos buscar formas de nos destacarmos no mercado de trabalho.
É fundamental que os profissionais desenvolvam habilidades que os tornem indispensáveis e capazes de enfrentar as adversidades económicas e sociais que permeiam o ambiente laboral.
A motivação é um factor determinante para o sucesso de qualquer organização, pois trabalhadores motivados tendem a ser mais produtivos e a contribuir de forma mais significativa para o ambiente de trabalho.
Além disso, o engajamento dos colaboradores com as metas da empresa pode ser fomentado através de um ambiente que valoriza o desenvolvimento pessoal e profissional.
5. Diversidade e Inclusão, num ambiente organizacional extremamente diversificado por natureza cultural, que acontece na maioria das instituições ou empresas em Angola, é essencial promover políticas de inclusão e acções que garantam a igualdade de oportunidades para todos os colaboradores, independentemente de sua origem étnica, género ou qualquer outra característica pessoal.
6. Cultura Organizacional – desempenha um papel fundamental nas relações de trabalho, porque pode influenciar tanto o comportamento dos empregados quanto a dinâmica das equipas.
Sou pioneira na promoção da aplicação de Cultura Organizacional nas Empresas e Instituições, pois um ambiente organizado gera produtividade, as mudanças não devem impactar nos valores e a eficácia dos processos de trabalho.
Além disso, considero que a sensibilização dos colaboradores sobre a importância da cultura organizacional é essencial para criar um compromisso colectivo em torno dos objectivos da empresa, o que contribui para o respeito, ética e transparência que fortalecem as relações interpessoais e de trabalho no geral.
7. Saúde Mental e Bem-estar, tem-se ouvido muito “as pessoas não estão bem” é uma afirmação que reflecte a realidade de muitos trabalhadores em Angola.
A falta de suporte emocional e a pressão no ambiente de trabalho têm contribuições significativas para a deterioração da saúde mental. Ambientes tóxicos, com relações conflituosas, podem levar a estresse, baixa produtividade e até mesmo rotatividade.
É essencial que as empresas adoptem políticas que promovam o bem-estar dos funcionários, incluindo programas de apoio psicológico e iniciativas de equilíbrio entre vida profissional e pessoas.
A responsabilidade de promover as boas relações no trabalho é uma tarefa das pessoas. Pessoas Colectivas que devem estar cientes da importância da comunicação e do respeito mútuo.
O ambiente de trabalho deve ser construído com base em princípios que incentivem a colaboração e a confiança. E os próprios trabalhadores, como Pessoas Singulares devem ser envolvidos em um processo de comunicação transparente e respeitoso. Isso garante que cada um se sinta valorizado e parte integrante da equipa.
POR: YONA SOARES
*Advogada e Gestora de Recursos Humanos