Após ter sido exibida no fim-de-semana, a Companhia de Artes do Horizonte Njinga Mbande volta a exibir hoje e amanhã, em sessão única, a partir das 20h30, no seu auditório, a peça teatral “O xuxuado”.
Protagonizada por actores experimentados e um elenco que conta com participações especiais do músico Duc, do médico cubano William Borges e das empresárias Mónica Patrício e Mizé Sampaio, a peça “O xuxuado” apresenta os dilemas e controvérsias que surgem em torno da peça de roupa feminina conhecida como “colã” que, quando usada por mulheres com corpos avantajados, exibe as curvas e as partes íntimas com ousadia.
A peça, usada maioritariamente por mulheres jovens (atrevidas), leva qualquer homem à loucura, porque evidencia as suas partes íntimas, principalmente os órgãos genitais, uma atitude que divide opiniões entre homens e mulheres.
Para uns, é aplaudida pelos homens quando se trata de qualquer mulher que não seja a sua parceira e, para outros, é visto como falta de respeito próprio e valorização do seu próprio corpo.
A exibição da peça teatral é realizada em alusão ao mês do amor e no âmbito das iniciativas do Horizonte que visam “matar saudades” do público com a apresentação dos espectáculos que ficaram “eternizados” na memória dos espectadores que o têm solicitado incansavelmente.
Recorde-se que o Horizonte Njinga Mbande, um experiente e notável grupo teatral da cidade capital, tem usado o teatro não apenas para entreter, mas para trabalhar activamente na conscientização e mudança de comportamento da sociedade.
Em palco, o grupo tem procurado abordar variados temas e situações que acontecem no diaa-dia do povo, especialmente na capital Luanda, advertindo o público sobre vários aspectos à volta de hábitos e atitudes que em nada dignificam a sociedade.