A informação foi divulgada, recentemente, pela Revista Marítim Africa List. A presença do gestor do Porto de Luanda na referida lista de personalidades mostra o seu empenho não só na gestão portuária, mas o reconhecimento do seu contributo para o sector portuário, enquanto gestor do maior porto de Angola.
Com formação em Economia dos Transportes pela Universidade Técnica de Kharkov, Ucrânia, Mestrado em Negócios Marítimos no World Maritime University, Suécia e Gestão Logística (Lloyd’s Maritim Institute, Reino Unido), Alberto Bengue é um exemplo de liderança visionária que transformou o Porto de Luanda numa instituição estratégica para o desenvolvimento sustentável de Angola e do continente.
O Porto de Luanda é a maior plataforma logística e de comércio exterior de Angola. Tem 2.738 metros de cais de acostagem, divididos em sete terminais e uma plataforma logística de apoio à indústria petrolífera.
Opera 24 sobre 24 horas e o calado máximo é de 13,2 metros com maré cheia. A profundidade ao longo do cais varia entre 10,5 metros e 12,5 metros, à excepção do Terminal de Cabotagem, cujo calado é de 3,5 metros a 5,5 metros.