Com apenas 19 anos de idade, o kudurista angolano Mano Chaba faleceu nesta Terça-feira, 21 de Janeiro, vítima de afogamento na Ilha de Luanda. O jovem artista ousado e destemido era morador do bairro Paraíso, município de Cacuaco, era um talento popularmente conhecido sobretudo pelos seus sucessos “sonhos”, “regra do jogo” e “menino de rua”.
Um talento que é interrompi- do prematuramente por um momento de lazer nas praias de Luanda. O que seria apenas um momento de descontração terminou em tragédia, silenciando a voz de alguém que muito tinha para mostra ao país e ao mundo.
De acordo com relatos de testemunhas no local, o kudurista encontrava-se a aproveitar o clima quente daquela tarde, na companhia dos amigos, na Ilha do Cabo, tendo, inclusive, feito uma live na sua página do Facebook a convidar os seus seguidores a acompanhá-lo a desfrutar daquele momento de descontração.
Sem qualquer sinal de anomalia, e num ambiente que até fazia parte da rotina do jovem, de acordo com relatos de testemunhas, Mano Chaba foi surpreendido por uma onda violenta que o arrastou da beira e o jogou para uma zona de profundidade, tendo conhecido a morte por afogamento.
Os amigos que o acompanhavam até tentarem o socorrer, levando-o imediatamente para uma unidade hospitalar mais próxima, mas este já se encontrava sem vida quando foi retirado da água, como consta nos vídeos publicados pelos amigos nas redes sociais.
Uma voz que se cala muito cedo Conhecido pela sua forma ousada e destemida de expressar a sua arte, Mano Chaba parte prematuramente deixando entre os seus um vazio no seio de familiares, amigos e daqueles que acompanham e apreciam o seu trabalho, assim como no musical angolano de forma geral, em particular no estilo Kuduro.
O jovem artista, que se tornou popular há menos de um ano, após lançar dois grandes sucessos, “sonhos” e “regra do jogo”, que aos poucos vão ganhando espaço no panorama musical nacional, tinha para os próximos dias uma agenda recheada de actividades, além de estar a preparar a venda da sua primeira EP, intitulada “Filho do Padá” cujo lançamento aconteceria na cidade do Lubango, província Huíla, no dia 14 de Fevereiro próximo.
Em reação ao sucedido, vários artistas usaram as suas redes sociais para expressar os profundos sentimentos pela partida prematura do jovem que representava com orgulho o seu ghetto. Através da sua conta no Facebook, o rapper Dezzy lamentou o sucedido e considerou o kudurista uma estrela que se preparava para brilhar no mundo da música. “Não faz isso comigo meu puto. Tenho o coração partido. Completamente sem palavras”, escreveu o rapper, antigo membro da Doppe Boys.
Classe artística consternada com a perda
Em declarações a este jornal, o produtor musical e integrante dos Lambas, Chefe Andeloy também lamentou a morte do jovem artista e sublinhou a grandeza artística do mesmo que ainda tinha muito para oferecer ao mundo da música.
Apesar de nunca ter trabalhado directamente com Mano Chaba, reconheceu o potencial do jovem e lamentou a sua partida prematura, deixando para a família palavras de consolo e conforto.
“Que Deus console toda a família, especialmente a mãe dele. Desejo força e coragem, sei que não é fácil, mas Deus é pai e vai cuidar do que vem à frente”, expressou. Quem também expressou a sua tristeza e consternação pela partida do jovem kudurista foi o produtor Famoroso, com quem Mano Chaba trabalhou no princípio da sua carreira.
Nas suas redes sociais, DJ Famoroso, como é popularmente conhecido, recordou os momentos que juntos passaram, tendo ressaltado que sempre o teve e o terá como um filho, orgulhando-se da grandeza artística do jovem.
“Eu sou teu fã e sempre serei fã. Serás o Meu Filho para sempre, lutamos muito, muito mesmo não queria que o povo reconhecesse o teu talento só depois da tua perda, infelizmente o mundo é assim, acreditei muito em ti só Deus sabe”, escreveu o produtor.
O também rapper Monsta recorreu às suas redes sociais para expressar a sua tristeza pelo sucedido, escrevendo que se encontra de coração partido pela morte de um artista que ainda tinha muito para dar e muitas conquistas para celebrar. “De peito partido, eu escrevo essas palavras.
Meu cassule, eu tive o prazer de conhecer a tua genuinidade, a tua pureza, nem eu acredito que estou a escrever um texto desses, nesse momento estou quebrado, partido, porque é injusto principalmente por saber o que essa vida te reservava”, escreveu o rapper.
Filho do Padá Popularmente conhecido pelos seus sucessos musicais e a sua forma ousada de se expressar e representar a sua arte, sempre representando o bairro onde vive, mano Chaba nasceu em Luanda, em 2005. Até a data da sua morte, era morador do bairro Paraíso, município de Cacuaco. Com apenas 19 anos, o jovem conquistou Luanda e aos pouco foi conquistando Angola, com os sucessos “Sonhos”, “Flex”, “Sempre”, “Regra Do Jogo” e “saudades”.