João Katombela, enviado ao Namibe
A cerimónia de lançamento do projecto aconteceu no Magistério Patrice Lumumba, arredores da cidade de Moçâmedes, província do Namibe, e contou com as presenças da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, da ministra da Educação, Luísa Grilo e do ministro da Cultura, Filipe Zau.
De acordo com a ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, o projecto tem como objectivo principal doptar os professores do ensino primário de conhecimentos técnicos e científicos sobre as alterações climáticas para que estejam capacitados a sensibilizar os seus alunos para a acção climática.
“Para tal, foram criadas materiais pedagógicos inovadores sobre este este tema, permitindo, assim, as crianças que, ao mesmo tempo que aprendem os conteúdos escolares, desenvolvam conhecimentos e competências essenciais ao futuro de todos”, afirmou.0
Por outro lado, a ministra do Ambiente informou que, num futuro muito breve, o mesmo projecto, que tem como madrinha a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, vai ser apresentado nas províncias da Huíla e Cunene, por serem as que mais sofrem com as alterações climáticas, muitas vezes provocadas pela acção humana.
Por sua vez, a ministra da Educação, Luísa Grilo, disse que, para a preservação do ambiente, é necessário o envolvimento de todos os actores sociais, principalmente os professores.
“Nós estamos aqui porque vamos presenciar a formação dos professores em materia do Ambiente, porque nós, os professores, temos a obrigação de nos actualizar cada vez mais”, destacou.
Em actualização…