A empresa Marlin/Rokafrica, localizada na região de Caraculo, na província do Namibe, pretende exportar mármore desta região do país para Portugal, Espanha e Arábia Saudita. Segundo o seu director Adérito Silveira, pretende-se, a curto prazo, exportar esses produtos, mas quer ver reduzido o excesso de burocracia no âmbito da emissão de guias.
Apelou, por isso, ao Ministério dos Recursos Minerais Petróleo e Gás (MIREMPET) “a atribuição desta competência aos gabinetes de desenvolvimento económico integrado”. Ontem, terça-feira, 21, o secretário para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, efectuou uma visita de trabalho à unida- de fabril de mármore branco da empresa Marlin/ Rokafrica.
A delegação do MIREMPET foi acompanhada pelo Governador Provincial, Archer Mangueira e foi informada sobre os processos de funcionamento da empresa.
A Marlin/Rokafrica é uma empresa virada para a exploração de mármore branco e, em termos de economia circular, produz pedras ornamentais e pó de gramolometria até 100 mesh aplicáveis a diversas áreas da indústria (solos, cosméticos e etc). A mão-de-obra da empresa é maioritariamente angola- na, sendo 35% da região de Caraculo.