O especialista em contabilidade e administração afirma que os cidadãos angolanos estão cada vez mais avançados em matéria de literacia digital e financeira, que se traduz no aumento da procura pelas plataformas digitais para pagamentos e outros serviços.
Esta tendência de crescimento, segundo Alcides Gomes, reflecte, em certa medida, os investimentos que o Governo tem feito, no ramo das tecnologias, para o aumento de cidadãos angolanos no acesso à internet, contribuindo, assim, para a diminuição da exclusão financeira no país.
Conforme o economista, as pessoas, hoje, recorrem de forma segura aos canais digitais para o pagamento de serviços, pois também reflecte a diminuição da perda de medo da insegurança em utilizar os meios tecnológicos para transacções financeiras.
Os dados da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) indicaram que, no ano passado, mais de 35 mil milhões de kwanzas foram movimentados via rede multicaixa, representando um aumento de 37,3 por cento, comparativamente ao ano anterior, 2023.
O destaque recai para o volume de transacções feitas, através do Multicaixa Express, que obteve um crescimento de cerca de 70 por Aempresa Marlin/Rokafrica, localizada na região de Caraculo, na província do Namibe, pretende exportar mármore desta região do país para Portugal, Espanha e Arábia Saudita.
Segundo o seu director Adérito Silveira, pretende-se, a curto prazo, exportar esses produtos, mas quer ver reduzido o ex- cesso de burocracia no âmbito da emissão de guias. Apelou, por isso, ao Ministério dos Recursos Minerais Petróleo e Gás (MIREMPET) “a atribuição desta competência aos gabinetes de desenvolvimento económico integrado”.
Ontem, terça-feira, 21, o secretário para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, efectuou uma visita de trabalho à unida- de fabril de mármore branco da empresa Marlin/ Rokafrica. A delegação do MIREMPET foi acompanhada pelo Governador Provincial, Archer Mangueira e cento, ao atingir 12 mil milhões de Kwanzas em 2024, em relação ao período anterior. Em termos comparativos, o montante transaccionado equivale a 1,4 vezes o montante da proposta do Orçamento Geral do Estado de 2024 (avaliado em 24,7 biliões de kwanzas).
A EMIS explica que o levantamento de numerário (cash-out), em 2024, correspondeu apenas a 13 por cento do montante transaccionado, o que revela o crescimento contínuo da taxa de transaccionalidade electrónica do sistema de pagamentos de Angola.
A empresa avança que, durante o ano 2024, a Rede Multicaixa processou 2,4 mil milhões de transacções financeiras, com destaque para o canal interbancário Multicaixa Express que processou perto de 1,2 mil milhões de transacções, demonstrando uma tendência de crescimento dos canais remotos e digitais em Angola.
No que toca à nova forma de pagamento via QR, através de telemóveis, a tecnologia ultrapassou, no ano passado, um milhão de transacções, demonstrando o potencial deste mecanismo apresenta- do recentemente.
A Rede Multicaixa demonstra o compromisso de continuar a contribuir para a massificação dos pagamentos electrónicos para uma total digitalização dos pagamentos em Angola, garantindo segurança, conveniência e confiança na utilização dos serviços.
POR:Adelino Kamongua