O camião de marca Volvo, onde o referido material estava acometido, pertence a uma empresa transportadora nacional, ainda não identificada pelas autoridades. Segundo as autoridades policiais, o camião e a carga são provenientes da província do Icolo e Bengo, tendo passado pela província do Zaire, sem ser interceptado pelas autoridades, cruzou a fronteira do Luvo com a República Democrática do Congo até chegar a Cabinda a partir da fronteira do Yema, a sul da província.
O veículo, que seguia em direcção à fronteira de Massabi com destino à cidade de Ponta-Negra, República do Congo, onde os materiais seriam supostamente descarregados, foi interceptado pelas forças da ordem no território operacional do município de Cacongo, 45 quilómetros a norte da cidade de Cabinda.
Do material apreendido, destacam-se um transformador, duas bobinas de cabos eléctricos de 100 metros cada uma, 70 motores de indução trifásicos, 200 unidades de distribuição de energia, 24 sistemas de refrigeração, 140 rote- adores, duas unidades de armazenamento, 69 suportes de ventilação, diversos cabos RJ45, dentre outros equipamentos.
O proprietário do material ainda não foi identificado, mas as autoridades policiais na província garantiram que as diligências continuam, quer junto da direcção provincial do SIC/Cabinda como em colaboração com as Direções Nacionais de Combate ao Crime Organizado e Crimes Informáticos da Direcção Geral do SIC para dar seguimento às investigações.
Uma fonte da polícia disse ao jornal OPAÍS que a transferência deste material para o Congo Brazzaville deve-se à operação de desmantelamento dos estaleiros clandestinos de mineração de criptomoedas que a Polícia Nacional está a levar a cabo no país, sobretudo em Luanda, onde estão envolvidos cidadãos chineses e angolanos.
Combustível apreendido
No quadro de combate ao contrabando de combustíveis, efectivos da 1.ª Unidade da Polícia de Guarda Fronteira (UTPGF), destacados no território operacional da fronteira do Yema, realizaram uma micro-operação na aldeia do Ngoio que resultou no desmantelamento de seis residências que armazenavam combustíveis diversos e na apreensão de 14 mil e 575 litros de gasolina e gasóleo.
O combustível ora apreendido tinha como destino a vizinha República Democrática do Congo. Durante a operação policial, foram apreendidos três motociclos envolvidos nessa prática ilícita e nenhum suspeito foi detido durante a operação. Noutra operação realizada no município de Cacongo, a Polícia Nacional deteve seis cidadãos nacionais envolvidos no crime de contrabando de produtos petrolíferos.
Durante a operação, foram apreendidas sete viaturas e 4 mil e 200 litros de combustíveis diversos, que teriam como destino os países vizinhos. No decorrer das acções policiais, foram ainda detidos dois cidadãos nacionais acusados de terem praticado o crime de agressão ambiental, tendo sido apreendidos uma viatura de marca Mitsubishi do modelo Canter e 65 sacos de carvão, que foram recolhidos como prova do ilícito. Os produtos (combustível e carvão) e os meios apreendidos foram apresentados ao Ministério Público para os procedimentos legais subsequentes.
POR:Alberto Coelho, em Cabinda