As celebrações tiveram início na passada sexta-feira, 17, na Baía de Luanda, e seguem até o dia 1.º de Fevereiro, em alusão aos 449 anos da fundação da capital angolana.
Ao falar dos espectáculos musicais, o director técnico da LS Republicano, DJ Calas, avançou que o evento contará exclusivamente com a participação de mais de 50 artistas nacionais. São profissionais que vão apresentar ao público um repertório diversificado, que vai do semba ao kuduro, passando pela kizomba e kilapanga, entre outros estilos musicais.
“Conseguimos reunir um elenco abrangente, representando diferentes estilos musicais tradicionais e contemporâneos de Angola, o que reforça o potencial cultural do país”, explicou.
Entre os destaques, depois do acto de abertura das festividades, a cantora angolana Edmázia Mayembe foi a atracção principal do segundo, onde, durante a sua actuação, apresentou as suas várias composições musicais, que atraíram olhares e aplausos do público presente.
Ontem, domingo, por ser considerado por muitos como ‘dia santo’, reservado para tratar de assuntos religiosos, subiram ao palco das Festas da Cidade de Luanda artistas gospel.
Trata-se de como Grace Zola, Palmira de Carvalho, Celso Mambo, Miguel Buila, Capracata, Rei Domingo e Mana Catila com as suas composições que transmitem valores de fé, esperança, amor e espiritualidade.
Próximas exibições
Outros nomes de peso do musicólogo nacional, como Calabeto, John Trouble, John Berry, Kanda, Pai Grande e Ruca Mix também estão na programação. DJ Calas revelou que todos os artistas foram selecionados com base em suas agendas e disponibilidade, além de acordos financeiros.
Ao ver a presença de artistas nacionais, de várias gerações, referiu ser prova de que “é possível organizar grandes celebrações utilizando apenas talentos locais, reduzindo a necessidade de artistas estrangeiros. “Este ano, o evento vai acontecer de forma mais compacta, ao longo de 15 dias, apenas aos fins-desemana.”, garantiu.
Resgate do impacto cultural nas comunidades
A administradora municipal da Ingombota, Milca Caquesse, destacou que as Festas da Cidade de Luanda são promovidas pelo Governo Provincial, em parceria com a administração local, com um programa voltado para inclusão social e cultural.
“As festas não apenas celebram a história de Luanda, mas também reforçam o sentimento de pertença dos munícipes, criando um forte impacto social e cultural nas comunidades”, afirmou Milca, que apelou à participação de todos para tornar o evento ainda mais especial.
A responsável frisou que a iniciativa é uma oportunidade de preservar a história da cidade e estimular a união entre os cidadãos. “Queremos que todos celebrem com alegria e orgulho, resgatando o amor por Luanda”, disse.