A prova, que será organizada pela Federação Angolana de Natação (FAN), vai contar, no próximo sábado e domingo, com a participação de Lia Lima, atleta que representou o país nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Mais de 100 atletas vão disputar o Campeonato Nacional absoluto de natação, às 09:00, na Piscina Nádia Cruz, em Luanda.
Em declarações ao jornal O PAÍS, a presidente da Federação Angolana de Natação (FAN), Ana Lima, fez saber que o campeonato será disputado em quatro sessões, nos dois dias.
Ana Lima explicou que o certame visa eleger o campeão nacional absoluto em cada prova, bem como o clube campeão por género, tendo acrescentado que estarão em disputa cerca de 36 títulos individuais e dez de estafetas.
A responsável garantiu que o Nacional absoluto contará com a participação da nadadora olímpica Lia Lima, Maria Freitas e Nyriam Morais, ao passo que na classe masculina vão nadar na piscina de 25 metros, Nádia Cruz, os atletas Djamel Pires, David Padre, Enzo Anjos, Santiago Guimarães e Yusseni Furtado.
Por essa razão, Ana Lima espera que os cinco clubes apresentem um nível competitivo de natação durante os dois dias de competição.
“Este Campeonato Nacional absoluto permite o acesso dos atletas mediante um ranking dos melhores nadado res e esperamos ter um bom nível de natação”, reiterou.