O perímetro florestal da cidade de Malanje acolherá, em Junho deste ano, a edição 2025 do Festival Multidisciplinar e Inter nacional Ntwala Oh Yeah!, expressão em kikongo que, em português, significa “Vanguarda”, informou Amosi Just A Label, coordenador-geral da Konono Soul Arts.
As inscrições, segundo o responsável, tiveram início no pretérito dia 1 do mês em curso, na página oficial da organização, estando o enceramento previsto para o dia 30, para que os artistas interessados de todo mundo, possam participar na presente edição.
De acordo com o alinhamento, o festival contará com a inclusão de 25 artistas principais, dos quais, 15 nacionais e 10 estrangeiros, incluindo delegados de organizações reconhecidas ao nível mundial para atrair a atenção internacional, de modo a que o festival estabeleça conexões valiosas na indústria das artes.
Amosi Just A Label recordou que, após a realização da edição zero em 2023 e a edição I em 2024, a direcção do festival passou a trabalhar nos preparativos da II edição do evento, a decorrer de 24 a 29 de Junho deste ano, com uma programação dos três primeiros dias reservados ao turismo, a exposições de artes visuais e workshops. O objectivo é promover e destacar artistas emergentes, oferecendo-lhes uma plataforma para se apresentarem, quer ao nível local quer internacional.
O evento, segundo Amosi Just A Label, procura criar oportunidades de intercâmbio e colaboração entre artistas, através de um pro grama estabelecido que envolve espaço de criação Trata-se de um projecto comunitário que veio à vida, também, para ajudar a ampliar o alcance e visibilidade dos artistas, facilitando-lhes a oportunidade de pode rem compartilhar os seus trabalhos para um público mais amplo.
“Essa iniciativa artística esta belece-se também como o resultado de recursos para o desenvolvimento independente dos artistas e para a criação sustentável e a longo prazo da comunidade artística”, disse Amosi Just A Label.
No entender do responsável, que também é artista, Ntwala Oh Ye ah! é um projecto cultural diversificado que visa promover não apenas a arte, mas também os valores e a união entre as pessoas em Angola e no mundo.
O responsável sublinhou que, a par dos objectos já referenciados, o festival tende a criar um hino em cada edição com os artistas participantes, para estreitar ligações entre si, bem como a inclusão das cidades de todo o país, e a oportunidade de envolver o público local como embaixadores.
O evento, de periodicidade anu al, é um encontro itinerante entre as artes performativas, música, dança, Literatura Artes Vi suais, spoken word, lançamento de livros, talks, workshops, ne tworking e turismo.