O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, iniciou, ontem, uma visita oficial de 48 horas à República de Angola. Depois da recepção no Palácio Presidencial da Cidade Alta, Teodoro Obiang Nguema manteve um encontro em privado com o seu homólogo, João Lourenço.
Os dois estadistas mantiveram as conversações oficiais e testemunharam, na Sala de Tratados, a assinatura de três instrumentos jurídicos que irão elevar a cooperação entre os dois países.
Na sua comunicação oficial, o Presidente João Lourenço garantiu o interesse de Angola em reforçar os laços de amizade e de cooperação com aquele país irmão. “Temos em comum o facto de sermos todos países africanos, membros de duas importantes comunidades, a Comunidade dos Estados da África Central e a Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa.
Portanto, Angola tudo fará para que o nível das nossas relações de amizade e de cooperação atinja o patamar mais alto possível”, disse, João Lourenço.
África no conselho de segurança da ONU
Por seu turno, o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, não deixou de ressaltar a importância e o papel que Angola ocupa na Comunidade dos Estados da África Central. Sublinhou que a Presidência de Angola na União Africana servirá de grande oportunidade para unir os diferentes Estados para discutir e buscar soluções para os problemas que os países africanos ainda enfrentam, e sugeriu a inclusão permanente de África no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Vamos abordar temas que concernem à segurança do continente, sobretudo no que respeita ao Conselho de Segurança, porque pensamos que a África é o único continente que carece de um posto no Conselho de Segurança.
Creio que, como a África apresenta os problemas mais difíceis a nível político e a nível de segurança, é importante que se solicite aos cinco países membros para que África tenha dois postos no Conselho de Segurança”, disse Obiang Nguema.
Angola e a Guiné Equatorial são membros da Comunidade dos Estados da África Central e da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa. Além de outros interesses, os dois países têm como foco comum na União Africana a promoção da paz definitiva para o desenvolvimento do continente.
Instrumentos jurídicos
Da visita do Presidente Teodoro Obiang Nguema à República de Angola, resultou a assinatura de alguns acordos de cooperação, designadamente, o protocolo de cooperação no domínio da capacitação linguística e administrativa para funcionários da Guiné Equatorial. Este instrumento jurídico visa permitir uma melhor inserção da Guiné Equatorial na CPLP, e facilitar deste modo a troca de experiências entre os cidadãos de ambos os países.
Foram também assinados acordos no domínio da agricultura, o que vai permitir a troca de experiências entre dois países, no sentido de acelerarem a produção agrícola, a segurança alimentar e diversificarem as suas economias. Um outro acordo foi rubricado no domínio da aviação civil, instrumento que irá facilitar a circulação aérea, bem como a troca de experiências na área dos transportes.