De acordo com o INAPEM as 50 startups e 100 empreendedores seleccionados, na província da Huíla, beneficiarão de uma formação intensiva, durante três meses, a fim de alcançarem melhores níveis de competitividade e sustentabilidade.
O projecto lançado na capital, Lubango, numa das instalações do Centro de Incubação de Empresas, no âmbito do programa de fomento e expansão da Rede Nacional de Incubadoras, enquadra-se na estratégia do INAPEM de desenvolver o empreendedorismo e a inovação, tendo como exemplos eventos anuais do Angola Startup Summit e outros.
A iniciativa integra a estratégia nacional de fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo, promovida pelo Governo de Angola, através do INAPEM, tendo como objecto principal a capacitação de startups e MPME inovadoras para representar a província da Huíla na edição 2025 do evento Angola Startup Summit.
A instituição de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas, com o “Twendy Huíla 2025”, defende a criação de um ecossistema onde as ideias possam florescer, ser fortalecidas para gerarem soluções reais aos projectos incubados, sendo o principal objectivo. Para o INAPEM, a aposta no aproveitamento de espaços físicos disponíveis para implantação de centros de incubação de negócios, através da colaboração com parceiros públicos e privados, incluindo os governos provinciais, na Huíla, constitui igualmente um dos propósitos do programa.
O programa garante, ainda, uma abertura para outras startups e empreendedores que se sintam capacitados e com ideias de negócios escaláveis para se juntarem ao longo do ciclo de formação, através de um contacto que pode ser feito pelos diversos canais de comunicação de que o INAPEM dispõe.
Organizado pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas, o referido programa tem a colaboração directa do Governo Provincial da Huíla, bem como parcerias das startups Rinovac, Siliveli, e Wongo, incluindo ainda o apoio da Huawei, no sentido de fomentar soluções que geram impacto económico, social e ambiental em todo o país.