O partido UNITA manifesta a sua profunda dor e consternação pelo falecimento do seu militante Vicente Vihemba, ex-deputado à Assembleia Nacional e veterano da luta pela independência e democracia, ocorrido no dia 9 de Janeiro, em Luanda, vítima de doença
Em nota, o partido refere que João Vicente Vihemba, natural da província do Moxico, foi uma figura de destaque na UNITA, tendo integrado o grupo de fundadores do partido em Muangai.
Eleito deputado pela primeira vez em 1992 e novamente em 2017, desempenhou com dedicação as suas funções como representante do povo, conquistando respeito pela sua postura ética e pelo compromisso com as causas que defendia, diz a nota.
A nota fúnebre considera ainda que o ex-deputado é, também, lembrado pela sua participação no emblemático grupo dos “Cinco Deputados Presos Políticos”, ao lado de Daniel José Domingos Maluka, Carlos Tiago Kandanda, Manuel Savihemba, Sabino Sakutala e Carlos Alberto Calitas – “grupo foi detido por defender o fim da guerra civil e o reestabelecimento da paz em Angola por vias negociais, num período em que o diálogo era um acto de coragem e resistência”.
“Com uma trajectória marcada pelo patriotismo, Vucente Vihemba desempenhou papéis de relevo tanto na política quanto no sector militar, onde chegou ao posto de General das Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), sendo posteriormente integrado e reformado nas Forças Armadas Angolanas (FAA)”.
A nota lembra ainda que o finado militante e deputado à Assembleia Nacional era conhecido por ser de poucas palavras, mas sempre solidário e pronto para enfrentar desafios, pelo que deixa uma lacuna no país, no partido e na sua família.
“Nesta senda, a direcção do Grupo Parlamentar da UNITA, em nome de todos os deputados, assessores e funcionários, expressa as suas mais sentidas condolências à família enlutada, enaltecendo a memória de um homem que dedicou a vida à causa da paz e do progresso em Angola”