O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, chega hoje a Luanda para uma visita de trabalho de 48 horas, a convite do seu homólogo angolano, João Lourenço, visando o reforço das relações de cooperação.
A chegada do Chefe de Estado Equato-Guinense está prevista para as 16:00, e será recebido no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro pelo ministro das Relações Exteriores, o embaixador Téte António.
Durante os dois dias de trabalho, espera-se que os dois líderes discutam questões bilaterais de interesse mútuo, reforçando as relações diplomáticas e de cooperação entre Angola e a Guiné Equatorial.
As relações entre Angola e a Guiné Equatorial são caracterizadas por uma cooperação sólida e diversificada, abrangendo múltiplos sectores de interesse comum.
Cooperação bilateral
Os dois países têm firmado diversos acordos de cooperação, totalizando dez instrumentos jurídicos que abrangem sectores como a Defesa, Educação e Formação, Comércio e Isenção de Vistos em passaportes diplomáticos e de serviço.
Em Março de 2023, em Luanda, os ministros das Relações Exteriores de ambos os países avaliaram o nível de cooperação bilateral, reafirmando a importância de fortalecer as relações nos domínios político-diplomático, económico e social.
Durante a II Reunião da Comissão Mista Bilateral, foram assinados dois novos instrumentos jurídicos, reforçando a cooperação em sectores como a Diplomacia, Finanças, Energia, Defesa, Segurança e Ordem Pública, Economia, Finanças e Investimentos, Saúde, Indústria, Comércio, Agricultura, Pescas, Recursos Minerais e Petróleos, Obras Públicas, Transportes, Educação e Formação Profissional, Justiça e Direitos Humanos, Mobilidade, Telecomunicações e Novas Tecnologias de Informação, Turismo e Cultura.
Diplomacia parlamentar
As relações entre os dois países estendem-se ainda no domínio parlamentar, com esforços conjuntos para fortalecer a cooperação no âmbito das organizações internacionais e regionais.
Em Janeiro do ano passado, Angola solicitou ao Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, que intercedesse junto às autoridades gabonesas após um incidente que envolveu a residência do presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) no Gabão, demonstrando a confiança mútua e a colaboração em questões diplomáticas sensíveis.