O funeral de Jean-Marie Le Pen, o histórico líder da extrema-direita francesa que morreu na terçafeira aos 96 anos, realizar-se-á no próximo sábado, 11 de janeiro, em La Trinité-sur-Mer, cidade onde nasceu.
A informação foi confirmada esta quartafeira por Louis Aliot, cofundador da Frente Nacional e presidente da Câmara de Perpignan, à imprensa francesa. No dia em que foi anunciada a morte do fundador da Frente Nacional, atual União Nacional (RN, na sigla em francês), centenas de pessoas saíram às ruas de Paris para celebrar.
Segundo as imagens, que pode ver na galeria acima, os franceses empunharam cartazes onde se liam frases como: “Que se lixe a extrema-direita e os Le Pen”, o “racista sujo está morto”, o “fachista está morto, morte ao fachismo” e “descansa no inferno, facho”.
A iniciava foi realizada pelo Novo Partido Anticapitalista (NPA) e centrouse, sobretudo, na Praça da República, em Paris. Recorde-se que Jean-Marie Le Pen morreu, na terça-feira, aos 96 anos.
Segundo anunciou a sua a família à agência France-Presse (AFP), estava “rodeado pela família” e “foi chamado de volta a Deus às 12h00” (11h00 em Lisboa). O fundador da Frente Nacional retirouse progressivamente da vida política a partir de 2011, quando a sua filha Marine Le Pen assumiu a presidência do partido, que liderou até novembro de 2023.
Figura polarizadora na política francesa, Le Pen era conhecido pela sua retórica inflamada contra a imigração e o multiculturalismo, que lhe valeu tanto apoiantes fiéis como uma condenação generalizada.