Sob lema “CEART 10 anos de formação e transformação pelas artes”, o CEART celebra o seu 10.º aniversário com uma jornada que se realiza durante três dias consecutivos (6, 7 e 8), repleta de uma programação extensiva com uma série de actividades culturais, académicas, científicas, artísticas e recreativas.
Para o director da instituição, Gaspar Agostinho Neto, durante os dez anos de existência, o CEART tem procurado se destacar como uma instituição de referência no que diz respeito à formação académico-artística.
Fazendo jus ao seu lema, a escola tem vindo a formar e transformar centenas de profissionais dos mais variados sectores da sociedade, especialmente do ramo das artes e do ensino, o que já lhe permitiu colocar no mercado mais de 300 profissionais formados desde a sua fundação.
“Nós vamos já na quarta geração de formandos, aqui estão concentrados estudantes do sector artístico e pedagógico, e acreditamos que neste ano iremos colocar mais outra centena de profissionais no mercado”, realçou o director-geral do CEART.
Segundo o director, o CEART, dentro das suas possibilidades, tem dado o seu contributo para a melhoria das artes em Angola, colocando a disposição do mercado profissionais capacitados, com formação de bases devidamente alicerçadas.
“Temos já formados vários profissionais, alguns dos quais vocês conhecem e já têm visto os seus trabalhos no mercado. No entanto, é para dizer que a qualidade de ensino artístico no nosso país começa a ter outra repercussão”, ressaltou.
Lançamento de novos projectos
Ainda no âmbito das celebrações do 10 aniversário, o CEART lançou vários projectos de impacto artístico e ambiental envolvendo estudantes e docentes daquela instituição, no sentido de dar maior visibilidade aos seus trabalhos.
Entre os projectos recém-lançados pelo complexo escolar de artes, consta o “um aluno uma planta”, uma iniciativa que visa promover a plantação de árvores ao redor da instituição com o objectivo de melhorar o meio ambiente.
Tem ainda o projecto “conhecer o CEART”, que tem por objectivo divulgar a instituição e as suas actividades através das redes sociais e plataformas digitais, e por último o “Festival de Cinema nas Escolas”, com o intuito de promover a produção cinematográfica feito por estudantes daquela escola.
Importa realçar que o CEART foi fundado a 5 de Janeiro de 2015, em cerimónia orientada pelo então ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa. A escola abarca os cursos médios de artes visuais e plásticas, dança, música, teatro e cinema.