O balanço da direcção de operações do SPCB, apresentado ontem, dia 06, pelo director, subcomissário bombeiro Pedro Bambi, dá conta de que houve um aumento de 20 casos em relação ao número de ocorrências no período homólogo. Isto é, no fim-de-se- mana em questão, foram registadas 143 ocorrências pelo SPCB, em todo o país.
As 143 ocorrências estão divididas em 37 por patologias diversas, 18 incêndios, 17 acidentes de viação, seis emergências obstétricas, uma descarga atmosférica, 11 presumíveis afogamentos, uma queda de árvore, igual número de ataque de animal, coma etílico, prendimento de anel, sete agressões físicas, sete mal-estares, um bloqueio de portas de residências, 14 invasões de insectos (abelhas), três derrames de combustível, uma picada de escorpião, igual número de morte por causa desconhecida, queda de inertes, acidente doméstico, incidente por queda de portão, duas tentativas de suicídios.
O director, subcomissário bombeiro Pedro Bambi, referiu que neste período foram realizados 190 serviços de socorros diversos, nomeadamente 127 atendimentos pré-hospitalares dos quais 90 serviços de evacuação a 127 vítimas transportadas para diversas unidades hospitalares.
Foram ainda extintos 18 incêndios, resgatados 14 cadáveres, sendo 11 por presumíveis afogamentos, dois por presumíveis suicídios por enforcamento e um por desabamento de residência.
Fizeram ainda duas sucções de águas pluviométricas, um desprendimento de anel, uma abertura de porta em residência, três neutralizações de derrames de combustível, 14 dispersões de insectos (abelhas), dois salvamentos, desencarceramento em acidente de viação, três transladações de cadáveres e duas limpezas de pavimento.
No campo dos incêndios, o SPCB registou 18 (-1) de pequenas proporções, sendo três de classe A, dois de classe C e cinco de classe D, a zona suburbana foi afectada com seis incêndios e a zona urbana com quatro.
As causas dos incêndios foram curto-circuito (12), fogo posto (três), negligência, fuga de gás e auto-aquecimento, um cada.
Os sectores afectados são sete habitações, um transporte, quatro comércio, igual número no sector da energia e dois no ambiente O SPCB desenvolveu, ainda neste período, actividades profiláticas num total de 641, subdivididas em 241 campanhas de sensibilização; 195 patrulhamentos apeados na orla marítima e fluvial; 75 protecções aos banhistas; 43 asseguramentos; 35 assistências a aeronaves; quatro fiscalizações; duas inspecções; 13 vistorias, seis vigias e duas palestras. Todo o trabalho operativo envolveu, a nível nacional, um total de 1.602 bombeiros.
De lembrar que o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros é um órgão de natureza público afecto ao Ministério do Interior que tem por finalidade a gestão de desastres, prevenção, extinção de incêndios, socorros à naufrágios, salvamento e resgate, emergências pré-hospitalares, bem como o atendimento às populações sinistradas por catástrofes e calamidades naturais ou tecnológicas.