O episódio ocorrido no dia 3 de janeiro, envolveu um efectivo do Departamento Nacional de Investigação Criminal do Aeroporto Internacional “No âmbito do trabalho que o SIC tem vindo a realizar no quadro da estratégia de pureza interna do órgão, por meio de uma denúncia, procedeu com a detenção de um efectivo do Departamento Nacional de Investigação Criminal do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro por ter efectuado disparos de arma de fogo usando uma arma do tipo pistola, em que foram vítimas dois cidadãos nacionais, na região da virilha e do abdómen, respectivamente”, disse o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, Manuel Halaiwa.
Face à gravidade dos factos, avança, o agente foi detido e será presente ao Ministério Público para os trâmites legais que se seguem. “Foi ordenada a abertura do competente processo disciplinar para as medidas que se impõem”, disse Manuel Halaiwa.
Por outro lado, refere que os cidadãos alvejados, envolvidos em contenda no dia do ocorrido, foram socorridos para o Hospital Geral de Luanda, onde se encontram sob cuidados médicos desde o dia 3 de Janeiro. Manuel Halaiwa aproveitou para afirmar que a conduta dos efectivos do SIC deve ser exemplar, respeitando sempre os direitos e liberdades dos cidadãos, garantindo a sua segurança, pois a violação destas regras é passível de sanções severas, que vão até a expulsão, refere.
Contudo, o SIC agradece e estimula a persistente denúncia dos cidadãos contra todos os actos que alteram a ordem e tranquilidade públicas.