O Hospital Materno Infantil Anzacot de Menezes ganhou, ontem, segunda-feira,23, a sua primeira sala de brinquedos, no processo da oitava edição do “Natal da Criança” enquadrado no projecto “Roda do amor”, dirigido pela Primeira-dama da República de Angola,Ana Dias Lourenço.
Trata-se de um hospital que tem, segundo a directora geral, Manuela Mendes, mais de 200 crianças internadas na pediatria, cujas principais patologias são a malária e as doenças respiratórias, mas atende outros tipos de doenças mais complexas.
O hospital realiza, em média, 70 partos, com cerca de 40 cirurgias em diversas áreas; cirurgias pediátricas em mulheres com outras patologias e ainda oferece um serviço permanente em mulheres que apresentam fístulas obstétricas, que vêm de diversas partes do país, e ali são operadas.
Ana Dias Lourenço reafirma que o projecto não se resume só em Luanda, uma vez que já fizeram sete salas em Luanda e três noutras províncias. Em Luanda, há uma brinquedoteca no Hospital Geral de Luanda, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio- pulmonares, no Hospital Geral de Viana – Bispo Emílio de Carvalho, Hospital Municipal de Viana do Capalanca, Hospital Geral do Cacuaco Heróis do Kifangondo e no Instituto Hematológico Pediátrico – Dra. Victória do Espírito Santo.
No Cunene, no Hospital Geral do Cunene General – Simione Mucune, na província do Cuanza-Sul, no Hospital Geral – Comandante Raul Dias Arguelles e na província do Cuanza-Norte, no Hospital Geral Mário Pinto de Andrade.