Os novos órgãos sociais da Federação Angolana de Futebol (FAF) tomaram posse, nesta segunda-feira, em cerimónia realizada no Museu da Moeda, na capital do país.
Em declarações à imprensa, o novo presidente da entidade reitora da modalidade, Alves Simões, começou por sublinhar que espera contar com o «forte apoio de todos», tendo justificado que o percurso será longo e demasiado difícil.
Além disso, prometeu trabalhar “sem mãos a medir” para que a Liga Profissional de Futebol (LPF) seja uma realidade no próximo ano. Alves Simões considerou fundamental a implementação deste pacote para que o “desporto-rei” possa ser transformado numa modalidade rentável.
Por outro la- do, destacou que o seu pelouro vai apostar no futebol feminino no sentido de resgatar o seu lugar no continente “Berço da Humanidade”, assim como no contexto internacional.
Ainda no plano de acções para os próximos quatro anos, Alves Simões pretende massificar o futebol comunitário para a descoberta de talentos e consolidação das selecções nacionais. Recorde-se que Alves Simões venceu as eleições com 128 votos, num universo de 252 eleitores.
Desta forma, o novo líder da FAF substitui no cargo Artur Almeida e Silva, que somou 113 votos. Alves Simões, que vai dirigir os destinos do órgão reitor do futebol no país, é assim o oitavo presidente da FAF, depois de Eduardo Macedo dos Santos, Luís Gomes dos Santos, José Fernandes, Armando Machado, Justino Fernandes, Pedro Neto e Artur de Almeida e Silva.
De realçar que a Federação Angolana de Futebol, fundada em 1979, é membro da Confederação Africana da modalidade e da Federação Internacional (FIFA) desde 1980.
POR:Kiameso Pedro