Numa iniciativa da editora Café & Letras, em parceria com vários artistas da Huíla, a colectânea vai juntar cerca de dez autores, entre escritores já conceituados e iniciantes, com o objectivo de enriquecer o mercado literário daquela província do sul do país.
Além de escritores da cidade do Lubango, a colectânea vai contar também com a participação directa de autores de outras cidades e províncias vizinhas, como Huambo, Cabinda e Luanda, como fez saber o CEO da Editora Café & Letra, Venaith Brito.
De acordo com o mesmo, a iniciativa se propõe a criar um intercâmbio e troca de experiências entre autores conceituados e jovens iniciantes, assim como dar oportunidade aos autores emergentes para que possam marcar os primeiros passos no mercado literário.
“Temos visto jovens que escrevem, mas que têm dificuldade de publicar um livro, então queremos criar esta oportunidade de eles verem os trabalhos publicados através da colectânea”, explicou.
Quanto aos critérios de selecção dos autores, o responsável fez saber que está aberto um processo de candidatura livre e voluntária, disponível nas páginas das redes sociais da editora, através do qual os interessados vão poder submeter as suas candidaturas depois de preenchidos os requisitos exigidos.
“A Identidade Cultural”, “Os jovens e as línguas nacionais” e “O fiscal e zungueira” estão entre os títulos que vão constar da colectânea que promete revolucionar o mercado literário da cidade do Lubango, especialmente por trazer autores de diferentes gêneros e de vários pontos do país, com temáticas que, de uma ou de outra forma, impactam a sociedade.
Reduzir a carência de livros
Por outro lado, o também escrito Venaith Brito salienta que, com a publicação da colectânea, o projecto tenciona reduzir a carência de livros nacionais que se tem constatado naquela cidade, sendo que grande parte das obras disponíveis são de autores estrangeiros.
Com as temáticas destacadas na obra, o mesmo entende que o livro poderá contribuir para o aumento do nível de conhecimento variado no seio da juventude e não só, bem como estimular o hábito de leitura que aos poucos vai se perdendo.
Entre os autores até então já aceites para integrar o projecto constam nomes como Ismael Makosso, escritor e jornalista da província de Cabinda, Kachombe Janeiro, escritor da província do Huambo, Nelson António Dongola e Venaith Brito, autores huilanos, e Nelson Maurício.
Sobre a editora
Sediada na cidade do Lubango, a editora Café & Letras é uma plataforma de livros digitais e físicos, que foi criada a 25 de Maio de 2019 pelo jovem escritor e criador de conteúdos Venaith Brito e o seu colega Isaías Pedro.
Com foco no público juvenil, a editora procura promover a cultura literária naquela cidade, apoiando jovens promissores a emergirem no mundo da literatura, sobretudo com a produção de livros digitais e E-books.