Ilustre coordenador do jornal OPAÍS, obrigado pela oportunidade! Penso que o Natal é uma época do ano que evoca sentimentos de alegria, união e solidariedade. É um momento em que muitos de nós reflectimos sobre o que realmente importa em nossas vidas e, muitas vezes, isso nos leva a pensar nas pessoas que estão em situações difíceis.
Acredito que apoiar os desfavorecidos durante o Natal não é uma forma de reafirmar o nosso compromisso com a humanidade e a empatia. Durante essa época festiva, as comunidades se reúnem para celebrar, mas é importante lembrar que nem todos têm acesso às mesmas oportunidades ou recursos.
Muitas pessoas enfrentam dificuldades financeiras, problemas de saúde ou solidão. Oferecer apoio a essas pessoas pode fazer uma diferença significativa em suas vidas. Seja através de doações, voluntariado ou simplesmente oferecendo uma palavra amiga, cada pequeno gesto conta e pode trazer um sorriso ao rosto de alguém.
Além das doações materiais, o apoio emocional é igualmente importante. Muitas vezes, as pessoas se sentem isoladas durante o Natal, especialmente aquelas que perderam entes queridos ou estão passando por momentos difíceis.
Um simples convite para um café ou uma conversa pode proporcionar conforto e esperança. Mostrar que nos importamos e que estamos dispostos a ouvir pode ser um presente valioso para aqueles que estão lutando.
POR:Joana Sumbula
Luanda, Samba