À coordenação do jornal OPAIS votos de óptima Quarta-feira e obrigado pela oportunidade! aproveito o espaço ‘Carta do leitor’ para falar da posição regular ou irregular que os lotadores vão tendo em todas as paragens de Luanda. não importa a rota, os lotadores estão lá e cobram em razão da distância.
no entanto, todos os motoristas e cobradores são obrigados a pagar. Há também, nas paragens, o valor, 100 kwanzas ou mais, da limpeza, visto que se pode notar sujeira no local. o que me espanta é que as autoridades continuam a assobiar para o lado em relação a este crescente fenómeno em Luanda e um pouco por todo o país.
É verdade que os jovens – na sua maioria, bandidos – optaram por entrar nas placas e serem lotadores e, daí, vão sustentando a família. ainda assim, os valores arrecadados, diariamente, são divididos ao grupo, à maneira deles, mas de forma equitativa e natural. mas, não acredito que o estado saia a perder num “metier” se houvesse vontade técnica, financeira e administrativamente organizada.
Por mais que as autoridades não liguem, é importante frisar que a maior fonte de receitas de qualquer estado são os impostos. aliás, há países que vivem de impostos e emprestam dinheiro a países ricos em petróleo, diamantes e outros minérios.
POR:António Langana, Marçal