De acordo com os dados da Administração Geral Tributária (AGT), esta operação resultou na maior apreensão de drogas do ano de 2024, até ao momento. A substância apreendida, proveniente de São Paulo, Brasil, tinha como destino final a cidade do Cabo, na África-do-Sul.
A droga estava camuflada no interior de peças de roupa da bagagem de uma passageira não residente. O caso configura um crime internacional de tráfico de drogas. A cidadã envolvida foi encaminhada às autoridades competentes de investigação criminal para a adopção das medidas legais subsequentes em articulação com o Ministério Público.
Na ocasião, os responsáveis da AGT informaram também que, em 2023, numa única mala, foram encontrados 44 kg de cocaína. Em outra operação, a AGT impediu a saída ilícita de aproximadamente 100 mil dólares norte-americanos, em violação ao Aviso n.º 6 do Banco Nacional de Angola, que limita a exportação de moeda estrangeira a um máximo de 10 mil USD por passageiro.
Os passageiros envolvidos tinham como destino o continente europeu e asiático, assim como no caso da apreensão de drogas. Os processos foram encaminhados aos órgãos competentes de investigação criminal e ao Ministério Público para os devidos procedimentos legais.
Essas acções, de acordo com a referida instituição, reforçam o compromisso da AGT em proteger as fronteiras do país, combatendo ilícitos cambiais, narcotráfico e outras práticas criminosas que ameaçam a segurança, a saúde pública e a estabilidade financeira de Angola.
A AGT reafirma a sua determinação em colaborar com as autoridades nacionais e internacionais para garantir que práticas ilegais sejam devidamente combatidas, de modo a garantir a segurança e o bem-estar da sociedade angolana.
POR:Francisca Parente