O Presidente da República, João Lourenço, manteve, hoje, uma reunião com o Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, e o ex-presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, com vista a abordar questões-chave relacionadas com o processo de pacificação no leste da RDC.
João Feliciano
A reunião, que teve lugar no Palácio Presidencial da Cidade Alta, deu continuidade aos esforços conduzidos no âmbito dos processos de Luanda e Nairobi, com foco na resolução das tensões ligadas ao grupo armado M23.
Segundo o ministro das Relações Exteriores de Angola, embaixador Téte António, que falava no final da reunião, os avanços no diálogo já atingiram um estágio significativo, com 99% do acordo das discussões concluídos. Contudo, avançou, permanecem as divergências em relação à missão e ao método de trabalho do facilitador no processo, dificultando a convergência sobre o último parágrafo do acordo.
Questões-chave em negociação
O chefe da diplomacia angolana referiu que a reunião debateu três pontos essenciais, nomeadamente, o desengajamento das forças militares envolvidas no conflito; a neutralização das FDLR (Forças Democráticas para a Libertação de Ruanda), grupo armado que opera na região e o tratamento da questão do M23, uma milícia que continua a 1¹ gerar tensões entre a RDC e o Ruanda.