No Huambo, duas crianças morreram na terça-feira à tarde, após terem sido atingidas por uma descarga eléctrica no bairro Casseque I, comuna da Calenga, município da Caála, segundo dados avançados pela Angop. De acordo com uma nota do Comando do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros na província do Huambo, as vítimas, de seis e 11 anos de idade, foram atingidas debaixo de um abacateiro e tiveram morte imediata.
As mesmas foram abrigadas debaixo da árvore pelos progenitores, que se encontravam em actividade agrícola e acabaram sendo tragicamente atingidas por um raio. Desde o início da época de chuvas, a 15 de Agosto último, os raios provocaram, até ao momento, a morte de oito pessoas na província do Huambo, nos municípios do Bailundo, Caála e Mungo.
As descargas eléctricas provocaram, igualmente, a morte de sete cabeças de gado bovino, no bairro Vila Moisés, periferia da vila municipal do Bailundo. O período chuvoso nesta região do Planalto Central, com uma área de 35.771 quilómetros quadrados e uma população acima dos dois milhões 800 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios, termina a 15 de Maio.
Por último, e não menos importante, a província de Luanda registou fortes chuvas ontem, quarta-feira, que provocaram alagamentos em vários pontos e a morte de um menino de 15 anos de idade, no bairro Capalanga, por afogamento. De acordo com os dados disponibilizados pela porta-voz dos Bombeiros em Luanda, Maina Panzo, o adolescente caiu numa vala de drenagem na zona do Capalanga, quando saía da escola, tendo morrido afogado.