O administrador municipal do Tômbwa, Abelardo Lemba, disse que, para a presente edição da Expo-Tômbwa 2024, participam mais de duas centenas de expositores vindos dos cinco municípios da província do Namibe e também da província de Benguela, que, durante três dias, vão apresentar ao público os seus produtos.
De acordo com o administrador municipal, entre os produtos que a partir de hoje são expostos ao público que visitar o local da amostra, o realce recai para o peixe, mariscos, produtos do campo e gastronomia típica das suas províncias, com um volume de negócios estimado em mais de 30 milhões de kwanzas.
“Na Expo-Tômbwa, serão expostos e vendidos produtos como o peixe, o tomate, a cebola, o pimento, a melancia, milho, farinha de milho, que são os produtos que se destacam na nossa produção e, com isso, estimamos que o volume de negócios a serem realizados durante os três dias de exposição ronde na cifra dos mais de 30.000.000,00 (trinta milhões de Kwanzas)”, aditou.
Por outro lado, o administrador municipal do Tômbwa, Abelardo Lemba, informou que, durante os 170 anos de existência da vila piscatória, o município têm vindo a registar um crescimento considerável no sector económico e produtivo, com destaque para as pescas e o turismo, que foram impulsionados com a recente reinauguração do Parque Nacional do Iona pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.
Relativamente ao sector pesqueiro, Abelardo Lemba informou que, no município do Tômbwa, existem 20 empresas que estão operacionais, o que representa um aumento na ordem dos 70 por cento desde 2020, fruto do aumento na capacidade de fornecimento de energia eléctrica na ordem dos 28 megawatts para um consumo de apenas 10 megawatts.
A pesca artesanal, de acordo com o administrador municipal do Tômbwa, é exercida por 349 embarcações licenciadas, o que demonstra um aumento de 100 por cento.
“A Administração Municipal vai continuar a trabalhar no combate à pesca ilegal e a criar condições para a existência de pequenas empresas, sobretudo de jovens, para a criação de mais empregos.
Por outro lado, queremos aqui destacar o aumento de turistas que o nosso município regista desde que foi reinaugurado o Parque Nacional do Iona, na localidade do Pediva, aqui no Tômbwa, por isso, apelamos aos nossos empresários, que estejam interessados em investir no sector hoteleiro, que nós estamos abertos para prestar todo o apoio institucional necessário”, garantiu.
Mais acções para a melhoria de vida dos habitantes do Tômbwa
O administrador municipal do Tômbwa, Abelardo Lemba, disse que a administração que dirige tem vindo a trabalhar no sentido de melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes e criar um ambiente de negócios capaz de atrair mais investidores, tendo em conta as valências paisagísticas e turísticas de que o município dispõe.
Sem adiantar números, Abelardo Lemba disse que, entre as acções que estão a ser desenvolvidas pela Administração Municipal com vista à melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes, o destaque recai para a ampliação da rede escolar e hospitalar, abastecimento de água potável e energia eléctrica, vias de comunicação, todos no âmbito de diversos dos programas gizados pelo Governo provincial.
“Neste momento existem sim projectos de cariz social que visam a melhoria da qualidade de vida dos nossos habitantes, falo concretamente dos projectos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza e o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios, cujo grau de execução das obras, nos permite garantir que as mesmas serão entregues ainda neste mês de Dezembro aos seus utentes”, salientou.
O Tômbwa
O então município de Porto Alexandre, que dista a 93 quilómetros da cidade de Moçâmedes, é um dos cinco municípios que compõem a província do Namibe, na costa sul de Angola. Possui duas comunas, nomeadamente Iona e São Martinho dos Tigres, e tem uma população estimada em 187.mil 537 habitantes que se dedicam à pecuária e à pesca artesanal.
Por: João Katombela, no Namibe