Felisberto Cassua, conhecido no mundo artístico como “Beto Cassua”, o rosto do espectáculo, vai ter como convidados o Agente Formiga e o Gordo Estiloso, conhecidos pelo público amante desta arte pelo trabalho que têm desenvolvido no mercado nacional.
Plácido Lopes, produtor de espectáculos, em conversa com este Jornal, disse que os artistas pretendem trazer ao público uma forma de humor convencional durante os 50 minutos de show.
Sublinha que, diferente dos outros, Beto Cassua carrega uma particularidade nas suas apresentações, ao narrar factos vivenciados no seu dia-a-dia, que vão de encontro com o tema do espectáculo “Eu sou feio”.
“Deste modo, o humorista conta por que é chamado de feio, isso pelas dificuldades que teve de passar por ser feio, das vantagens e desvantagens de ser uma pessoa feia, tudo numa forma descontraída, com bastante humor, alegria, sem preconceitos, nem separação, transmite esta alegria ao Plácido Lopes público, levando o mesmo com muita risada”, sublinhou.
Quanto ao humorista, mentor do projecto, Plácido Lopes avançou que se trata de um artista novo nesta vertente, mas antigo em outras lides artísticas, como o teatro, onde é director e actor do grupo Etu Lene, tendo escrito a peça “O feiticeiro e o inteligente”.
Lembra que houve uma altura em que Beto Cassua passou a contar histórias, certas piadas e contos, o que fazia com muita alegria, animando todos à sua volta. Deste modo, surgiu a ideia de pegar nas suas histórias e levá-los ao palco.
“E deste modo, pegamos no artista e foi moldado para a vertente humorística. O resultado tem sido bastante satisfatório, por causa da sua espontaneidade, da sua verdade cénica naquilo que faz, vontade, e daí se tornou a pessoa indicada para ser o contador de histórias de Angola”, considerou.
Primeiros passos
O produtor de espectáculos avançou que se trata de um projecto novo, iniciado em Abril transacto, com a realização do primeiro espectáculo no Resgate Bar Teatro.
Nesta sequência, já realizaram o espectáculo na província de Benguela, na cidade de Catumbela, no mês passado, e pretendem encerrar o ano com este grande show.
Até ao momento, disse, realizaram quatro espectáculos e tiveram participações em outros eventos. Plácido referiu que o público tem recebido bem as apresentações, que motivaram a continuidade do projecto.
Entre os eventos já realizados, lembra-se do primeiro, num período experimental, onde tiveram todos os cuidados ao lidar com o público, que aceitou o projecto com satisfação.
“Uma vez que o ano está a terminar, apesar de se tratar de uma caminhada recente, o balanço é positivo. Deste modo, agradecemos ao público que tem apoiado desde o início”, enfatizou.
Projectos
Para 2025, o produtor de espectáculos avançou que começou com os preparativos de novos conteúdos para a abertura do ano, nesta que vai ser a primeira apresentação, a 14 de Fevereiro, na LAASP.
Sobre o humorista
Beto Cassua é conhecido como o pai do mediático espectáculo de teatro “Kamba Mbiji” com mais de 20 anos de sucesso. É funcionário reformado do Ministério da Educação. Foi um exímio jogador de basquete e, mais tarde, transferiu-se para o teatro, onde já conta com 35 anos de experiência.