A Selecção Nacional sénior feminina de andebol fez, este domingo, jus à condição de favorita ao derrotar os Camarões, por 31-14, no desafio que contou para a quarta e penúltima jornada do grupo B da vigésima sexta edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), que se disputa na cidade de Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDC).
As comandas do espanhol Carlos Viver não tiveram dificuldades para somar o quarto triunfo devido ao facto de as camaronesas terem cometido muitas falhas nas acções ofensivas e defensivas. A propósito, o sete nacional foi ao intervalo com uma vantagem de oito golos de diferença, isto é, 17-9.
Nesta terça-feira, 3, no encerramento da série B, o combinado nacional mede forças com a formação da casa, a República Democrática do Congo. O embate, que tem vindo a gerar expectativa entre os amantes da modalidade, disputa-se a partir das 18:00 (hora de Angola).
Eis as jogadoras que têm honrado as cores da bandeira nacional no evento continental: Guarda- redes: Marta Alberto (Petro de Luanda), Eliane Paulo, Helena de Sousa (1.º de Agosto); Pivôs: Donana Epalanga, Liliane Mário (1º de Agosto) e Estefânia Venâncio (Petro de Luanda); Pontas esquerda: Marcela Tati (Petro de Luanda) e Nairia Caquintas (1º de Agosto); Pontas direitas: Balbina Nunda e Márcia Manuel (1.º de Agosto); Centrais: Regina Santos (Petro de Luanda) e Chelcia Gabriel (Petro de Luanda); Laterais esquerdas: Bernadeth Belo (1º de Agosto), Marília Quizelete e Vilma Nenganga (Petro de Luanda); Laterais direitas: Juliana Machado (Petro de Luanda), Dolores Rosário (1.º de Agosto) e Suzeth Matias (Petro de Luanda). Recorde-se que a selecção angolana é a mais titulada do continente Berço da Humanidade, com quinze troféus.
Por: Kiameso Pedro