A Gemcorp oficializou ontem, em Luanda, o lançamento da plataforma social Kuena, uma incubadora de projectos sociais e culturais que consolida uma década de impacto transformador da empresa em Angola.
A iniciativa visa fomentar a inclusão, a sustentabilidade e o desenvolvimento humano, reforçando o compromisso da Gemcorp com o progresso do país. O evento de lançamento foi marcado pela apresentação do projecto “Autismo sem Máscara”, que utiliza a ar- te como ferramenta de inclusão para pessoas autistas e seus familiares.
A cerimónia reuniu figuras de destaque como a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, o cantor Matias Damásio e a ex-miss Universo Leila Lopes. Durante o evento, a presidente da plataforma Kuena, Lilian Weyll, destacou o propósito transformador da iniciativa.
“A arte conecta o autista com a mãe, pai, irmãos, tios, avós e também com os terapeutas e médicos. É um excelente meio de inclusão dos autistas na família, na sociedade e no mercado de trabalho. Angola sentirá o potencial transformador desta conexão”, afirmou.
O projecto Autismo sem Máscara é fruto de uma colaboração internacional que inclui nomes como Suzana Gullo Mion, mãe de um autista, a artista plástica Grazi Gadia, o médico Carlos Gadia, e o fotógrafo Márcio Amaral.
A iniciativa já foi implementada com sucesso no Brasil e nos Estados Unidos e chega agora a Angola como o primeiro país africano a acolhê-la. “Kuena significa ser e existir de forma permanente”, explicou Lilian Weyll. “É um nome que representa a nossa missão de transformar vidas e ser um catalisador de mudanças positivas nas comunidades.”