O escritor angolano Cipriano Chimbalandongo Ferramenta, de pseudônimo literário Poeta dos Ossos, brinda os citadinos com o lançamento da sua mais recente obra “Hóstias de Jerikó”, no Anfiteatro do ISCED, na Huíla, sob égide da Kusoneka Editora.
Escrito em prosa, propriamente crónicas, o livro, essencialmente conotativo, encarna e denota a práxis controversa, contrária e contraditória de um Deus que ocupou para si o céu e que, por ser Deus, era suposto tudo ver.
Segundo o autor da obra, o livro foi pensado para ser lançado neste mês, Novembro, com vista a celebrar os 49 anos de Independência Nacional. “É tudo no calor da nossa Dipanda.
A reflexão sobre o direito à vida levou-nos a pensar no repertório nutricional do nosso povo. No nosso entender, pensar independência seria, sobretudo, fora do sentimentalismo e das paixões, ler no angolano o verdadeiro propósito de termos regado com sangue revolucionário o solo pátrio dos nossos ancestrais que hoje nos nega a coexistência”, sublinhou.
De acordo com uma fonte ligada à Kusoneka Editora, o texto é uma carta aberta às repúblicas que ainda perpetuam a neo-escravidão, a partir do momento em que a fome, a justiça, a bajulação, o nepotismo, a falta de esperança, o lixo, eufemizado como luxo, são elementos que ilustram alguma falta de direcção de um povo que desconhece o caminho ao banquete.
“Jerikó é tão duro, insensível e sem remorsos que, não lhe importa quantas vezes o galo cante de madrugada, jamais chorará pelo Mestre. Quem chora por culpa e remorso é Pedro.
Ele não”, disse. Descreve ainda que a mesma serve como uma maneira de repúdio às desigualdades sociais e um apelo à boa-governação. Hóstias de Jerikó personificam o alimento negado ao povo, este que se curva, em gritos, à ceia dos autoexaltados. Para Luanda, disse, a editora está disponível a comercializar, através de contacto com a mesma.
O autor
Cipriano Chimbalandongo Ferramenta, conhecido como Poeta dos Ossos, nasceu no Lubango, Huíla, aos 25 de Maio de 1988. Fez formação pré-universitária no Colégio Baptista, na opção de Ciências Físicas e Biológicas, e é Licenciado em Ciências da Educação, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, na opção de Ensino da Biologia.
É professor. Publicou, em 2022, uma obra poética KRATERAS, pela Chela Editora. É, também, autor da obra discográfica SANZALA (rapper). Participou da antologia poética SONHOS E ESPERANÇA. É poeta, rapper, activista cívico e…