A Selecção Nacional sénior feminina de andebol estreia-se, esta tarde, na 26.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) que se disputa na República Democrática do Congo (RDC).
O combinado angolano terá pela frente a Tunísia, a partir das 13:00 (hora de Angola), em partida a contar para o grupo B. Na véspera da viagem para a cidade de Kinshasa, o seleccionador nacional Carlos Viver assinalou que as suas atletas terão imensas dificuldades na estreia.
O treinador espanhol justificou o seu ponto de vista com o facto de a Tunísia ser uma das candidatas ao título. De realçar que o combinado nacional procura o décimo sexto título do seu historial, tendo vencido a edição passada, em 2022, em Dakar, capital do Senegal.
Eis as atletas que vão representar as cores da bandeira nacional no evento continental: Guarda- redes: Marta Alberto (Petro de Luanda), Eliane Paulo, Helena de Sousa (1º de Agosto); Pivôs: Donana Epalanga, Liliane Mário (1º de Agosto) e Estefânia Venâncio (Petro de Luanda); Pontas esquerda: Marcela Tati (Petro de Luanda) e Nairia Caquintas (1º de Agosto); Pontas direitas: Balbina Nunda e Márcia Manuel (1º de Agosto); Centrais: Regina Santos (Petro de Luanda) e Chelcia Gabriel (Petro de Luanda); Laterais esquerdas: Bernadeth Belo (1º de Agosto), Marília Quizelete e Vilma Nenganga (Petro de Luanda); Laterais direitas: Juliana Machado (Petro de Luanda), Dolores Rosário (1.º de Agosto) e Suzeth Matias (Petro de Luanda). Recorde-se que o combinado nacional, com 15 troféus, é o mais titulado do continente, sendo que desde 1992 perdeu a taça apenas em 2014, para a Tunísia.
Por: Kiameso Pedro