O encontro, qua aconteceu em formato virtual, foi liderado pelo embaixador Carlos Sardinha, director para a Cooperação Internacional do MIREX, e coadjuvado pelo embaixador Ernest Niyokindi, director-geral das Relações Bilaterais do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação para o Desenvolvimento do Burundi.
A reunião centrou-se no aprofundamento das relações bilaterais, com ênfase nas questões político-diplomáticas e socio-económicas, além identificar novas áreas de interesse comum, com o objectivo de estreitar a cooperação nos sectores de Defesa, Ordem Pública, Segurança, Agricultura, Pescas, Recursos Marinhos, Indústria, Comércio, Petróleo e Gás, Ambiente, Transporte e Hotelaria e Turismo.
O encontro contou também com a participação de representantes de distintos sectores ministeriais angolanos, reforçando o compromisso dos dois países em explorar sinergias para o benefício mútuo.
Histórico de relações diplomáticas As relações entre Angola e Burundi remontam aos primórdios da independência de Angola, marcadas pela amizade e solidariedade. Os dois países formalizaram as suas relações diplomáticas a 21 de Dezembro de 1988 e desde então têm mantido o Acordo Geral de Cooperação Económica, Técnico-Científica e Cultural, assim como um Acordo sobre Consultas Políticas e Diplomáticas.
Com a realização desta reunião preparatória, Angola e o Burundi demonstram o desejo de consolidar a sua parceria e avançar na implementação de iniciativas conjuntas que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a estabilidade regional.