As eleições para a renovação dos corpos sociais da Federação Angolana de Xadrez (FAX) estão agendadas para o dia 6 de Dezembro próximo. A informação foi divulgada a este jornal, nesta quarta-feira, pelo secretário-geral da entidade reitora da modalidade no país, Carlos Frades. Inicialmente marcadas para o dia 30 do corrente mês, o dirigente fez questão de explicar que a mudança da data se deveu ao aumento no número da massa votante, o que exigiu um novo calendário eleitoral.
Carlos Frades assinalou que a campanha eleitoral termina no dia 4 do mês que se avizinha, sendo que o dia seguinte será reservado para reflexão, permitindo que os eleitores considerem suas opções antes do dia decisivo.
Referiu que a Comissão Eleitoral, responsável por supervisionar todo o processo eleitoral, será presidida por João Francisco. Além disso, António Fernandes foi designado como escrutinador, função essencial para contabilizar os votos e assegurar que o resultado reflicta a vontade dos eleitores. António Gumbe vai desempenhar o cargo de secretário da comissão, enquanto Lucrécia Piedade foi indicada como suplente.
Na corrida pela liderança da Federação Angolana de Xadrez, quatro candidatos se destacam, designadamente Domingos Ferraz (lista A), Eriksson Soares (lista B), Tito Martins (lista C) e Abraão dos Reis (lista D). De realçar que o órgão reitor do «desporto ciência» no país foi fundado no dia 10 de Junho de 1979 sob a liderança de Tito Martins.
Por: Kiameso Pedro