Cerca de 50 alunos da 6.ª classe do Colégio Angolano de Talatona realizaram, ontem, uma visita guiada à Biblioteca Municipal de Luanda, a mais antiga da África Subsaariana, localizada no edifício sede do Governo Provincial de Luanda.
O objectivo foi de consolidar o conhecimento numa interligação entre a teoria e a experiência real e fomentar a reflexão sobre o papel das bibliotecas no mundo actual, reconhecendo a sua importância enquanto espaços essenciais para a preservação do conhecimento.
Este importante espaço do saber foi fundado no dia 1.º de Dezembro de 1873, possui mais de 36 mil volumes, acervo de diferentes áreas de conhecimento, dos séculos XVI a XXI, dos quais grande parte já se encontra disponível em formato digital.
Sendo a mais antiga da África Subsaariana, a criação da Biblioteca Municipal de Luanda foi fruto de uma resolução de um conjunto de vereadores da Câmara Municipal de Luanda, tendo a proposta da sua abertura no dia 1.º de Dezembro de 1873 sido apresentada pelo então Presidente da Câmara Municipal de Luanda, Joaquim Maria de Azevedo Franco, a 12 de Novembro de 1873.