O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade, felicitou a Selecção Nacional de futebol pelo bom jogo, ontem, diante do Sudão e pela excelente campanha de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) 2025, que será realizado em Marrocos entre Dezembro de 2025 e Janeiro de 2026.
Segundo uma nota chegada à redacção do jornal O PAÍS, esta conquista é marcada por três feitos históricos que enchem de orgulho todos os angolanos e, em particular, os nossos jovens e desportistas.
“A qualificação foi assegurada com mérito quando ainda faltavam duas jornadas para o final da campanha. A selecção terminou a fase de grupos sem derrotas, demonstrando consistência e determinação”, lê-se no documento.
A mesma nota refere que os Palancas Negras alcançaram a maior pontuação de sempre numa fase de qualificação, tendo acrescentado que estes resultados são um testemunho do trabalho árduo, do espírito competitivo e da dedicação da equipa técnica e dos nossos jogadores, que merecem o respeito e admiração de todos os angolanos.
“Temos agora um ano para preparar, com seriedade e ambição, a nossa participação no próximo CAN, onde os nossos objectivos serão elevados. Paralelamente, direccionaremos a nossa atenção para a fase de qualificação para o Mundial de futebol de 2026, que retoma em Março do próximo ano. A nossa ambição é clara: também queremos estar presentes no próximo Mundial”, revelou.
Rui Luís Falcão Pinto de Andrade reiterou que o Executivo angolano, por via do Ministério da Juventude e Desportos, continuará a apoiar o desporto angolano, assegurando as condições necessárias para que possamos alcançar mais vitórias e projectar o nome de Angola nos grandes palcos internacionais.