O Executivo angolano reafirma a sua aposta nas políticas activas de formação profissional e fomento do emprego em todo o país.
A garantia foi dada pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Dias. Segundo a governante, o Executivo tem gizado um conjunto de iniciativas para a garantia desta intervenção, que segue consolidado nas medidas prioritárias de Políticas de Emprego e Formação Profissional, previstas na Agenda Nacional para o Emprego, cuja implementação passará pelo Fundo Nacional de Emprego de Angola (FUNEA).
Teresa Dias disse que o departamento ministerial que dirige aposta veemente na promoção de espaços adequados para a frequência de cursos profissionalizantes, especialmente para a juventude, onde se encontra a maior taxa de desemprego, devendo estes cursos estarem ajustados às necessidades de qualificação da mão-de-obra que incide, essencialmente, na sua qualificação profissional e na sua inserção no mercado de trabalho. “Não temos dúvidas de que um jovem capacitado é um activo para a sociedade”, apontou.
A ministra fez estas declarações durante a inauguração da Escola Cidadela Jovens de Sucesso, no município de Lucala, província do Cuanza-Norte.
Com esta inauguração, a ministra referiu que o Executivo sinaliza um marco importante no sentido da concretização das políticas públicas dirigidas para atender aos anseios dos cidadãos, sobretudo da juventude, que, em número acentuado, carecem de apoio na resolução dos seus problemas com a empregabilidade.
País já conta com nove Cidadelas Jovens de Sucesso A ministra destacou que, ao todo, o país já conta com nove Cidadelas Jovens de Sucesso. Entretanto, frisou, desde a entrada em funcionamento destas Cidadelas Jovens de Sucesso, já foram formados 7 mil e 79 cidadãos.
O Ciclo Formativo para o projecto destas Cidadelas Jovens de Sucesso, frisou, são de 3 anos em que os mesmos, para além de concluírem o I Ciclo do Ensino Geral, ou seja, da 7.ª a 9.ª classes, também são formados em diversos cursos profissionais aí ministrados, o que lhes permitirá adquirir competências e habilidades técnicas que os facilitará a se inserirem no mercado de trabalho.
Referiu que a Cidadela Jovens de Sucesso de Lucala foi erguida num espaço total de 108.000 m2 , com uma área construída de 78.000 m2 e 30.000 m2 , reservado a práticas agrícolas, tendo sido orçada em USD 22.000.000,00 (vinte e dois milhões de dólares norte americanos) e tem uma capacidade formativa para 240 formandos, sendo 120 em regime de internato e 120 em regime de externato.
“Esperamos, com a construção e inauguração desta infra-estrutura, poder alargar a oportunidade de acesso à formação profissional aos jovens e desempregados, a promoção do acesso dos jovens aos programas de formação profissional, empreendedorismo e estágios profissionais, e ainda o reforço da igualdade de oportunidades, priorizando medidas e programas conducentes à inserção socioprofissional, a justiça social e a integração no mercado de trabalho dos segmentos da população mais desfavorecida”, destacou.
Requalificação dos centros de formação profissional
Por outro lado, a ministra garantiu que o Executivo vai continuar a insistir nas políticas públicas viradas para a construção e requalificação dos centros de formação profissional, bem como dos Centros de Emprego. Referiu que estes devem ser modernizados ao nível de equipamentos tecnológicos para melhor dotar os formandos de conhecimentos técnicos ajustados às necessidades do mercado de trabalho.
“Temos ciência que existe ainda um longo percurso a ser trilhado, rumo à materialização dos desígnios constitucionais, voltados para a promoção do emprego digno e sustentável para todos os angolanos.
Entretanto, não tenham dúvidas que o Executivo, liderado pelo Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, tudo tem feito e tudo fará para continuar a garantir a justiça social, através da implementação das diversas políticas centradas na formação profissional, na promoção do auto-emprego, por via da cedência de créditos bonificados, na promoção de estágios profissionais, bem como na promoção do empreendedorismo”, frisou.